Nós falamos do Bruno: a concepção da exposição virtual “percursos remotos, tradição e memória nas fábricas de doce em conserva de pelotas-rs” sob a luz da Teoria Ator-rede.

  • Matheus Cruz Doutorando em sociologia (PPGS-UFRGS)
  • Roberto Heiden Museu do Doce - UFPel

Resumo

Diante da emergência sanitária e a necessidade de isolamento social causadas pela disseminação do Coronavírus os museus foram fechados. Esse cenário foi o vetor de angústias e incertezas para as equipes dessas instituições, não só pelo medo causado por um patógeno desconhecido, mas também suscitava questões acerca da preservação dos acervos sob a guarda dos museus e os impactos negativos do afastamento abrupto do público. Sendo assim as equipes começaram a trabalhar com alternativas no intuito de responder essas questões. Logo, este ensaio procura refletir acerca dessas alternativas, através do relato da concepção da exposição virtual “Percursos Remotos, tradição e memórias nas fábricas de doces em conserva em Pelotas – RS”, a qual trata da cultura material relativa ao parque agroindustrial da atividade de frutas em conserva na região. Para isso, utilizou-se como fio condutor da análise parte do arcabouço teórico metodológico da Teoria Ator-rede (TAR).

Biografia do Autor

Matheus Cruz, Doutorando em sociologia (PPGS-UFRGS)
Museólogo na UFPEL, Mestre em Memória social e patrimônio Cultural, doutorando em sociologia (PPGS-UFRGS)
Roberto Heiden, Museu do Doce - UFPel
Doutor em Memória Social e patrimônio Cultural, professor do Departamento de Museologia, conservação e restauro. Diretor do Museu do Doce
Publicado
2023-01-15