A engenhosidade da colonização teuto-brasileira através dos bens culturais do Museu Pró-Memória de Ivoti / RS

Resumo

Resumo: A preservação de artefatos ferramentais históricos, utilizados pela humanidade para transformação da natureza e obtenção dos meios de subsistência, sempre permeou os espaços museológicos para representação da memória dos períodos passados. O objetivo do presente artigo, é apresentar o relato da iniciativa de preservação da engenhosidade tecnológica presente entre os colonos teuto-brasileiros, através do Museu Pró-Memória, recentemente (re)constituído junto ao Núcleo de Casas Enxaimel do Município de Ivoti/RS. O suporte memorial e participativo de membros da comunidade ivotiense, possibilitou aos pesquisadores envolvidos, constituírem uma catalogação inventariada de artefatos agrícolas que serviam para o beneficiamento de cereais, raízes e carnes; utilizados nas práticas alimentares dos primeiros residentes da região. A iniciativa apresentada neste artigo, evidencia a importância de preservar acervos protoindustriais, usados para beneficiamento de alimentos, bem como as vantagens de desenvolvimento turístico e social que são possíveis de se agregar em determinadas localidades, através de políticas de ação e gestão museológica.

Biografia do Autor

Jean Jeison Führ, Universidade Feevale
Mestre e cientista social licenciado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Graduando em Direito - Ciências Jurídicas pela Universidade FEEVALE. Sociólogo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Saúde Pública pela AVM Faculdades Integradas. Autor do livro Repensando o Público e o Privado junto ao SUS e um dos autores dos livros: Ernesto Laclau e seu legado transdisciplinar e Diálogos Sociológicos - Perspectivas Contemporâneas. Exerce o cargo concursado de Assessor Administrativo e a função de Presidente da Comissão de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares no Município de Nova Hartz - RS. Possui experiência profissional em Relações Sociais, Gestão de Pessoas, Direito Administrativo e demais áreas afins.
Quésia Katúscia Gasparetto
Mestra em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Licenciada em História pela Universidade Feevale. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Historiadora da Fundação Ernesto Frederico Scheffel do município de Novo Hamburgo – RS (2010-2022)
Cristiano Enrique Brum
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestre e Licenciado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Substituto do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus Caicó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CERES).
Publicado
2023-01-15