Bares e restaurantes patrimonializados do Rio de Janeiro: apontamentos sobre a construção de memórias de “alimentos-âncoras”

  • Gabriela Elis da Cunha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Maria Amália Silva Alves Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

A partir do processo de reconhecimento de um conjunto de bares, botequins e restaurantes de bares e restaurantes enquanto Patrimônio Cultural Carioca inseridos na categoria Bares e Botequins Tradicionais, o presente trabalho objetiva descrever a inserção como práticas alimentares foram acionadas no contexto de seleção de memórias e reafirmação de identidade cultural difundidas durante a construção da imagem da cidade do Rio de Janeiro enquanto sede dos megaeventos. Assim sendo, busca-se discutir sentidos e significados culturais atribuídos a comida e ao ato de alimentar-se em tais estabelecimentos comerciais.

Biografia do Autor

Gabriela Elis da Cunha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Doutoranda em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO). Mestre em Memória Social pelo mesmo Programa e Universidade. Especialista no MBA em Marketing Estratégico e Gestão de Vendas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Jornalista diplomada pela Universidade de Passo Fundo. Como jornalista, desenvolveu rotinas de repórter, produtora e editora de texto e imagens. Áreas de interesse: memória, Patrimônio, Alimentação.
Maria Amália Silva Alves Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Doutora em Ciências Humanas (Antropologia). Graduada em Turismo e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Docente do Programa de Pós Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC/UNIRIO). Desenvolve pesquisas sobre os temas Turismo, Patrimônio, Memória e Cultura. Jovem Cientista 2019-2022 pela FAPERJ (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro). Coordena e participa de projetos financiados pelo CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa), através do Edital Universal e apoio a eventos. 
Publicado
2023-01-15