Edições anteriores

  • Sustentabilidade Territorial, Crise Global e Patrimônio
    v. 16 n. 30 (2024)
    O presente dossiê tem como tema Sustentabilidade Territorial, Crise Global e Patrimônio. A proposição, tão cara à agenda de debates na atualidade, foi tema do VII Encontro Internacional da RIGPAC – RED INTERNACIONAL DE PENSAMIENTO CRÍTICO SOBRE GLOBALIZACIÓN Y PATRIMONIO CONSTRUIDO –, que se realizou em Arequipa, no Peru, de 06 a 08 de setembro de 2023.   Inspirado na referida temática, partimos do pressuposto de que estamos vivendo no planeta uma crise generalizada e multidimensional, sem precedentes, caracterizada pela banalização da forma mercadoria, que não só afeta o que somos como indivíduos, como espécie e como sociedade, como também impacta fortemente as relações que estabelecemos com o mundo e, através dele, com o Estado, com a sociedade, com o “outro”, assim como com a natureza e com os lugares e seus patrimônios, para além do tempo presente.
  • Memórias Adormecidas: Traumas, Silêncios e Apagamentos
    v. 15 n. 29 (2023)
    O Dossiê Memórias Adormecidas: Traumas, Silêncios e Apagamentos visa discutir a relação entre políticas de memória e de proteção dos direitos humanos no Brasil, especialmente de minorias e grupos minorizados. Esta relação, que já é desafiadora em situações de normalidade democrática, tornou-se mais complexa no quadriênio de 2019-2022, quando o país teve um governo federal que promoveu o negacionismo histórico em relação ao passado nefasto do regime civil-militar, ignorou as políticas culturais participativas e pautadas na diversidade e desestruturou instituições públicas responsáveis pela proteção e promoção da cultura e por ações para garantia de direitos a grupos vulneráveis.
  • Práticas Alimentares, Memórias e Mobilidades
    v. 15 n. 28 (2023)
    No cenário contemporâneo, a globalização dos processos agrícolas e de industrialização dos alimentos constrói distâncias temporais e espaciais cada vez maiores entre produção e consumo, levando a homogeneização de hábitos alimentares. Tais cenários suscitam discussões sobre qualidade bioenergética dos alimentos, sobre saúde humana e animal, sobre impactos ambientais, entre outras. Ao mesmo tempo, ações de instituições governamentais e da sociedade civil, trazem aos debates e às práticas associadas aos alimentos, temas como conservação, patrimonialização e novos modelos de produção, distribuição e consumo.             É dentro deste contexto que se apresenta o dossiê Práticas Alimentares, Memórias e Mobilidades, buscando, ao assentar-se sobre os três eixos temáticos, criar um espaço para múltiplas abordagens acerca da alimentação.   Diante de um problema que tem assolado uma considerável parte da população brasileira e mundial, partimos a discutir a alimentação enquanto função vitale enquanto política pública, a partir de conceitos como vulnerabilidade social, segurança e insegurança alimentar, e o que pode ser considerado “comer bem”, para determinado grupo social.
  • Patrimônio Industrial, Museus e Museologia: Debates e desafios
    v. 14 n. 27 (2022)
    O Dossiê: “Patrimônio industrial, Museus e Museologia: debates e desafios” contempla pesquisas que abordem a complexidade e a diversidade da musealização do patrimônio industrial, seja através de museus industriais, museus históricos e demais iniciativas sobre museus e acervos industriais existentes no cenário nacional e internacional. O dossiê aborda investigações de temas emergentes e abordagens críticas dos processos museológicos no campo do patrimônio industrial, envolvendo sítios e pátios, história e memória operária, estudos de acervo, ações educativas, musealização, gestão de museu, documentação, conservação e comunicação.
  • Marca de lugar y consumo del patrimonio. Miradas transdiciplinares.
    v. 14 n. 26 (2022)
    La convocatoria del presente número de la Revista Memória em redese inscribe en el marco del 6° COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LA RED INTERNACIONAL DE PENSAMIENTO CRÍTICO SOBRE GLOBALIZACIÓN Y PATRIMONIO CONSTRUIDO (RIGPAC), “MARCA DE LUGAR, GLOBALIZAÇÃO E PATRIMÔNIO”, el cual se llevó a cabo, en asociación con la Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal, dentro de la investigación del mismo nombre desarrollada con apoyo de la Universidad Católica de Colombia. El evento que se efectuó en formato digital entre el 16 de septiembre y el 16 de noviembre de 2021.La organización estuvo a cargo de la Universidade Nova de Lisboa, UNL, la coordinación general de la Dª María Fernanda Rollo de la Faculdade de CiênciasSociais e Humanas, y el apoyo organizativo de las profesoras Susana Domingues (UNL) y Ana María Sosa (Universidad Federal de Pelotas, Brasil).En ella se invitaba a reflexionar sobre la creciente influencia existente entre las marcas de lugar (place branding) y el consumo del patrimonio. Lo que venimos observando -y se constata en los artículos recogidos en la revista- es una creciente subordinación en la manera de entender, configurar y gestionar el patrimonio de las marcas de lugar, especialmente cuando éstas se asocian al turismo. En síntesis, el patrimonio ha mudado su significado de elemento identitario a producto de consumo, con todo lo que ello tiene de inquietante para la configuración -o, más bien, para la desconfiguración- de la memoria colectiva. Se trata de un fenómeno que tiene múltiples aristas y, como tal, debe ser analizado desde distintas perspectivas y disciplinas. De ahí la invitación a abordarlo de manera pluridisciplinar.
  • Fruição Patrimonial
    v. 13 n. 25 (2021)
    O presente dossiê “Fruição Patrimonial” reuniu pesquisadores de distintas regiões do Brasil, de norte a sul, contemplando principalmente uma ampla diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas, com destaque para a apresentação dos estudos de casos. Conforme Yin (2010), como método de pesquisa, os estudos de casos corroboram com a apresentação de múltiplas situações dos fenômenos sociais complexos, com ampla riqueza de dados e relatos, desde casos individuais, grupais, organizacionais, sociais e políticos, que podem ser utilizados pelas mais diversos áreas do conhecimento.             Neste sentido, os estudos elencados para este editorial da Revista Memória em Rede tiveram como tema comum, a fruição patrimonial, com destaques para as interações do caminhar por locais históricos e sítios arqueológicos, seja pelo resgate de contranarrativas e de memórias submersas, com relação à preservação do patrimônio material e das memórias locais. Os autores elencados neste editorial apresentaram constantes preocupações quanto à ampliação do uso público dos patrimônios, seja para a adequação das políticas públicas de preservação do patrimônio, seja pela necessidade de ampla participação dos atores sociais e das reflexões sobre o consumo dos espaços turísticos.
  • Usos do tempo, entre passado e porvir
    v. 13 n. 24 (2021)
    Neste dossiê interroga-se os usos do tempo no campo conturbado e confluente entre ciências sociais e humanas como a história, a antropologia, a arqueologia, a museologia, convocando igualmente a literatura e os estudos culturais. O objetivo central é uma abordagem dos usos do passado e da construção do futuro, que possa interrogar o crescendo dos estudos sobre a memória, o património e o anti-património, a relação com as fontes orais, os arquivos e os museus, ao mesmo tempo que se debate a teoria e os métodos, e se convocam saberes de fronteira de várias disciplinas.
  • Cultura Material, Arqueologia e Patrimônio
    v. 12 n. 23 (2020)
    O número atual contou com contribuições em Arqueologia e Estudos da Cultura Material com ênfase em História, Antropologia, Museologia e ciências afins, que articularam discussões inter, multi ou transdisciplinares entre os campos de origem e questões patrimoniais. Privilegiamos discussões dentro de universos teóricos tais como o da História e da Arqueologia Pública e Comunitária, de Antropologia em Ação, de Acervos e Museus, e de Turismo Patrimonial.      Buscamos discutir novas abordagens e construir um quadro que demonstre o Estado da Arte dos temas em questão, tanto em cenário nacional, quanto internacional. 
  • Viver o Patrimônio
    v. 11 n. 21 (2019)
  • Sala do Memorial do Hospital-Colônia Itapuã, em Viamão, R.S., contendo três vitrines, uma em primeiro plano e duas em segundo plano, todas contendo equipamentos médicos. Na parede ao fundo quadros com retratos e com legendas e um equipamento Patrimônio e Saúde
    v. 11 n. 20 (2019)
  • Memória e Imagem
    v. 10 n. 19 (2018)
  • Caminhos teóricos e metodológicos da pesquisa: memória e patrimônio
    v. 10 n. 18 (2018)
    O presente número da Revista Memória em Rede pretende reunir, nas suas mais variadas abordagens, discussões que têm por fio condutor a opção por abordagens que pretendem dar vozes a atores cujas reivindicações memoriais e patrimoniais se pretendem ouvidas para além das políticas oficiais ou do discurso corrente que lhe circunscrevem. A aparente heterogeneidade das temáticas aqui selecionadas encontra, como se verá a seguir, unicidade nas discussões teórico-metodológicas inclusivas que suscitam nos campos científicos a que se filiam. 
  • Memória e Emoção
    v. 9 n. 17 (2017)
  • Memória em Rede
    v. 9 n. 16 (2017)
##common.pagination##