O FUNCIONAMENTO DA IDEOLOGIA NO PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO: UMA LEITURA DE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE INTOLERÂNCIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Janaina Cardoso Brum
http://orcid.org/0000-0002-5759-0465
Jenifer da Silva Dias

Resumo

Em 2016, a proposta de Projeto de Lei intitulada Escola sem Partido foi apresentada em âmbito nacional no Brasil. Apesar de não aprovada, essa proposta circulou em estados e municípios, sendo aprovada em alguns casos. O projeto visa, entre outras coisas, coibir manifestações consideradas políticas e ideológicas por parte dos professores em sala de aula, a fim de não influenciar as escolhas políticas e morais dos estudantes. No presente trabalho, a partir do aparato teórico da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux, analisamos um trecho do projeto confrontado com um trecho de uma paródia musical que figura no site de campanha do Movimento Escola sem Partido. Nossa hipótese inicial é a de que a designação “ideologia” presente no projeto é determinada em outro espaço, o do material de divulgação do PL.Palavras-chave: Escola sem partido; ideologia; práticas discursivas deintolerância.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Brum, J. C., & Dias, J. da S. (2018). O FUNCIONAMENTO DA IDEOLOGIA NO PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO: UMA LEITURA DE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE INTOLERÂNCIA. Caderno De Letras, (32), 75-96. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i32.14681
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Janaina Cardoso Brum, Universidade Federal de Pelotas Laboratório de Estudos em Análise de Discurso

Janaina Cardoso Brum é doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, professora adjunta do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas e membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso, onde desenvolve o projeto "Discurso de ódio: mídias, redes e movimentos sociais".

Jenifer da Silva Dias, Universidade Federal de Pelotas Laboratório de Estudos em Análise de Discurso

Jenifer da Silva Dias é estudante de Letras - Português e Literatura pela Universidade Federal de Pelotas. É membro do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso, onde pesquisa temas relacionados ao discurso de ódio.