DA SÉRIE AO CIBER: O FOLHETIM TRANSMÍDIA DESAPAIXONANTE, DE MARVIN CROSS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ingrid Lara de Araújo Utzig

Resumo

O formato do folhetim originou o que hoje é conhecido como novelas e séries, por exemplo. Este artigo teve como objetivo analisar a obra Desapaixonante, de autoria de Marvin Cross, escritor maranhense radicado no Estado do Amapá. A narrativa se circunscreve dentro das características do folhetim e foi divulgada na internet, a priori, até ser publicada em livro físico pela editora Skull. Triangulando as teorias de Canclini (2016) sobre a estética da iminência e da perspectiva pós-autônoma da arte, em conjunto com a cultura da convergência defendida por Jenkins (2009) e a discussão a respeito da intermidialidade tratada por Clüver (2011), pretendeu-se compreender os percursos traçados por Marvin para a consolidação de um público leitor fiel de uma narrativa on-line fragmentada e as estratégias por ele usadas até a publicação impressa, a considerar que os efeitos econômicos e mercadológicos estão arraigados no ofício de escrever um produto cultural. Após a análise, foi possível perceber que o referido autor adotou a prática intermidial como base de sua própria estética da iminência, que consiste na transição entre plataformas, em movimentos de não permanência que são, na realidade, a multiplicação da presença em locais diferentes, o que acaba ampliando as possibilidades de acesso.Palavras-chave: Desapaixonante. Estética da iminência. Pós-autonomia. Convergência. Intermidialidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Utzig, I. L. de A. (2020). DA SÉRIE AO CIBER: O FOLHETIM TRANSMÍDIA DESAPAIXONANTE, DE MARVIN CROSS. Caderno De Letras, (36), 93-107. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.16760
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ingrid Lara de Araújo Utzig, Docente: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Doutoranda: DINTER UNESP em convênio com as Universidades Federal e Estadual do Amapá (UNIFAP/UEAP).

Escritora amapaense. Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Araraquara) em convênio interinstitucional com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), na modalidade Doutorado Direto. Especialista em Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP) e Licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela UNIFAP. Professora de Língua Inglesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Macapá. É membro dos grupos de pesquisa: Linguagem, Educação e Sustentabilidade - LES e Pesquisa Aplicada em Línguas Estrangeiras Modernas - PALEM. Tem experiência em ensino de Inglês para Fins Específicos. Suas principais linhas de pesquisa são: Teoria e Literatura Queer; Literatura digital; Fanfiction; Literatura amapaense; Literatura e estudos de gênero.