IDENTIDADE E FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANALISE DA PERSONAGEM VIÚVA NO CONTO O CARIOCA (1969), DE DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Naiara Sales Araújo Santos
http://orcid.org/0000-0002-9362-559X
Jucélia de Oliveira Martins
http://orcid.org/0000-0003-3181-0332

Resumo

O imaginário do ser humano cria múltiplos cenários nos quais a existência dos produtos da tecnologia em nosso convívio resultarão na possibilidade de diversos problemas, fazendo assim que o homem esteja em estado de constante vigilância em sua presença. A tecnofobia vai bem além do mero medo desmotivado pela tecnologia, ela é um discurso que constrói uma imagem negativa sobre a tecnologia, consolidando-se através de acontecimentos históricos. O presente estudo pretende investigar a presença de tecnofobia ou tecnofilia nas palavras e atitudes da personagem viúva, no conto O carioca da escritora paulista Dinah Silveira de Queiroz. Neste conto é apresentado o relacionamento entre uma viúva e um roboticista, demonstrando como se desenvolve a convivência entre a primeira e o seres artificiais criados pelo companheiro. Como suporte teórico, utilizar-se-ão principalmente as proposições de pesquisadores e críticos como Alberto Cupani (2017), Edward Tenner (1997), Isaac Asimov (1984), Stuart Hall (2006) e outros.Palavras-chave: Literatura; Ficção científica; Identidade; Tecnofobia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sales Araújo Santos, N., & de Oliveira Martins, J. (2020). IDENTIDADE E FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANALISE DA PERSONAGEM VIÚVA NO CONTO O CARIOCA (1969), DE DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ. Caderno De Letras, (36), 33-44. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.16990
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Naiara Sales Araújo Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Literatura Comparada. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa FICÇA - Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital (UFMA).

Jucélia de Oliveira Martins, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e Membro do Grupo de Pesquisa FICÇA - Ficção Científica, Gêneros Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital (UFMA).