O RETROCESSO EMPURRA A PORTA: A LITERATURA INFANTIL E O PROGRAMA CONTA PRA MIM

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Mariana Passos Ramalhete
http://orcid.org/0000-0002-6933-6552

Resumo

Este trabalho problematiza o tratamento dispensado à literatura infantil no programa Conta pra mim, instituído pelo governo federal em 2020. A partir da análise de documentos desse programa, revela como a atual perspectiva oficial para a alfabetização nega a oferta de literatura infantil e suprime o acúmulo de conhecimentos historicamente elaborados sobre alfabetização, sobre educação literária e sobre literatura infantil. Discute como a defesa da educação familiar, em um contexto de crescimento do conservadorismo, relativiza o direito à educação básica. Afirma que a convivência social e a educação literária desaguam também no contexto da educação escolar, lócus que se sustenta não pelo afastamento e enclausuramento das famílias, mas, ao contrário, se ampara também na pluralidade delas e no diálogo com suas respectivas demandas. Conclui que a proposta de leitura para as crianças, nos moldes literacia familiar apresentados, nega o acesso à arte e está confinada a finalidades utilitaristas, imediatistas, moralizadoras, que não contribuem com transformação da sociedade, mas com a sua reprodução.

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Como Citar
Ramalhete, M. P. (2021). O RETROCESSO EMPURRA A PORTA: A LITERATURA INFANTIL E O PROGRAMA CONTA PRA MIM. Caderno De Letras, (38), 151-167. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19827
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Mariana Passos Ramalhete, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Doutora e mestra em Educação pela da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Letras-Português (Ufes - 2008), Pedagogia (Ufes - 2014), com especializações na área educacional. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens da Ufes (Nepefil/CE/Ufes) e do grupo de pesquisa interinstitucional Literatura e Educação. Foi professora da prefeitura de Vitória (2011-2016) e, atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa em regime de dedicação exclusiva, no Ifes, campus Venda Nova do Imigrante, onde atua no Ensino Médio, na Licenciatura em Letras-Português e em curso de pós-graduação.

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