HISTORICIDADE INTERSEMIÓTICA – ANALISANDO AS TRADUÇÕES LITERÁRIAS DE ASSASSIN’S CREED SOB A ÓTICA DOS POLISSISTEMAS

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Carolina Alves Magaldi
Lucas Alves Mendes

Resumo

Diante de um número cada vez maior de reescritas literárias com origem em jogos eletrônicos, torna-se necessário problematizar as correlações e diálogos entre as diferentes mídias e linguagens que constituem tais sistemas narrativos. Dessa forma, o presente artigo pretende explorar tais conexões e criações literárias a partir das relações entre a narrativa principal e as side quests (missões/ações secundárias), tais como narradas no jogo eletrônico e na narrativa impressa da primeira obra da franquia Assassin’s Creed (2007), priorizando os aspectos históricos da obra. Para tal, utilizaremos como aparato teórico o conceito de Polissistema, proposto por Itamar Even-Zohar (2016 [2010]), assim como as concepções de tradução intersemiótica de Júlio Plaza (2010) e seus diálogos com a narrativa de cunho histórico. A partir da análise da incorporação de side quests na narrativa literária e comparações com a estrutura do jogo, foi possível concluir que o livro integra o polissistema de Assassin’s Creed.

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Como Citar
Magaldi, C. A., & Mendes, L. A. (2021). HISTORICIDADE INTERSEMIÓTICA – ANALISANDO AS TRADUÇÕES LITERÁRIAS DE ASSASSIN’S CREED SOB A ÓTICA DOS POLISSISTEMAS. Caderno De Letras, (40), 379-388. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20213
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carolina Alves Magaldi, Universidade Federal e Juiz de Fora

Licenciada em Língua Portuguesa e respectivas literaturas; Licenciada em Língua Inglesa e respectivas literaturas; Mestra em Letras e Doutora em Letras (UFJF); Professora Adjunta da Faculdade de Letras da UFJF.

Lucas Alves Mendes, Universidade federal de juiz de fora

Graduado em Letras-Libras pela UFJF, mestrando em linguística pela mesma instituição. 

Referências

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