Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura

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Diego Grando
http://orcid.org/0000-0001-8907-8864

Resumo

Se a área da Escrita Criativa, em seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, ainda está prioritariamente voltada para um público interessado em construir uma carreira de escritor – que procura formações desse tipo com o intuito de praticar, de forma mais sistemática e aprofundada, a escrita literária –, não significa que as experiências e reflexões produzidas em seu seio nada tenham a oferecer às licenciaturas em Letras, tanto aos estudantes – futuros professores de literatura – quanto aos docentes. Neste trabalho, busco justamente estabelecer relações entre a Escrita Criativa e a formação de professores de literatura, valendo-me da produção acadêmica de ambas as áreas. Parto da constatação do desinteresse pela prática da escrita no ensino universitário de literatura, associando tal desinteresse à concepção tradicional de ensino vigente nos cursos de Letras do país e refletindo sobre seus impactos no ensino escolar, com base em estudos de Bordini e Aguiar (1983), Castanho (2012), Cosson (2009), Dalla Bona e Martins (2016), Mazanatti (2007), Segabinazi (2011) e Segabinazi e Lucena (2016). Em seguida, discuto dois aspectos centrais para campo da Escrita Criativa: a metodologia da oficina, a partir de Ander-Egg (1991), e o caráter indissociável e solidário entre escrita e leitura que se estabelece em uma oficina de escrita, segundo Dawson (2005) e Houdart-Merot (2018b, 2019). Destaco, por fim, a relevância da prática da escrita literária durante o percurso formativo do futuro professor de literatura, conforme abordada por Sant’Anna (1977) e Antunes (2015), e assinalo a pertinência das contribuições da Escrita Criativa para se repensar o ensino de literatura na universidade.

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Como Citar
Grando, D. (2021). Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura. Caderno De Letras, (40), 435-450. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20635
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diego Grando, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PNPD/Capes

Doutor em Letras - Estudos de Literatura (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Letras - Teoria da Literatura (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Licenciado em Letras - Português/Francês (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza estágio de pós-doutorado (PNPD/Capes) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Letras.

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