ESCREVER, LER, ENSINAR: CRUZAMENTOS ENTRE ESCRITA CRIATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diego Grando
http://orcid.org/0000-0001-8907-8864

Resumo

Se a área da Escrita Criativa, em seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, ainda está prioritariamente voltada para um público interessado em construir uma carreira de escritor – que procura formações desse tipo com o intuito de praticar, de forma mais sistemática e aprofundada, a escrita literária –, não significa que as experiências e reflexões produzidas em seu seio nada tenham a oferecer às licenciaturas em Letras, tanto aos estudantes – futuros professores de literatura – quanto aos docentes. Neste trabalho, busco justamente estabelecer relações entre a Escrita Criativa e a formação de professores de literatura, valendo-me da produção acadêmica de ambas as áreas. Parto da constatação do desinteresse pela prática da escrita no ensino universitário de literatura, associando tal desinteresse à concepção tradicional de ensino vigente nos cursos de Letras do país e refletindo sobre seus impactos no ensino escolar, com base em estudos de Bordini e Aguiar (1983), Castanho (2012), Cosson (2009), Dalla Bona e Martins (2016), Mazanatti (2007), Segabinazi (2011) e Segabinazi e Lucena (2016). Em seguida, discuto dois aspectos centrais para campo da Escrita Criativa: a metodologia da oficina, a partir de Ander-Egg (1991), e o caráter indissociável e solidário entre escrita e leitura que se estabelece em uma oficina de escrita, segundo Dawson (2005) e Houdart-Merot (2018b, 2019). Destaco, por fim, a relevância da prática da escrita literária durante o percurso formativo do futuro professor de literatura, conforme abordada por Sant’Anna (1977) e Antunes (2015), e assinalo a pertinência das contribuições da Escrita Criativa para se repensar o ensino de literatura na universidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Grando, D. (2021). ESCREVER, LER, ENSINAR: CRUZAMENTOS ENTRE ESCRITA CRIATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA. Caderno De Letras, (40), 435-450. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20635
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diego Grando, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PNPD/Capes

Doutor em Letras - Estudos de Literatura (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Letras - Teoria da Literatura (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Licenciado em Letras - Português/Francês (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza estágio de pós-doutorado (PNPD/Capes) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Letras.

Referências

ANDER-EGG, E. El taller: una alternativa para la renovación pedagógica. 2. ed. Buenos Aires: Magistério del Río de la Plata, 1991.
ANTUNES, B. O ensino da literatura hoje. FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, n. 14, pp. 3-17, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/22456/1705>. Acesso em: 11 nov. 2020.
ASSIS BRASIL, L. A. A escrita criativa e a universidade. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 50, n. 5, pp. s105-s109, 2015a. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/23146. Acesso em: 11 nov. 2020.
ASSIS BRASIL, L. A. Escrita Criativa – e reflexiva, ma non tropo. Scriptorium, v. 1, n. 1, pp. 1-5, 2015b. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scriptorium/article/view/23508. Acesso em: 11 nov. 2020.
ASSIS BRASIL, L. A. et al. Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil. Navegações, v. 11, n. 1, pp. 68-75, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020. Acesso em: 11 nov. 2020.
ASSIS BRASIL, L. A. et al. Percepções e perspectivas discentes nos cursos de pós-graduação em Escrita Criativa da PUCRS. Navegações, v. 10, n. 2, pp. 149-155, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29789. Acesso em: 11 nov. 2020.
BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Propostas metodológicas para o ensino de língua e literatura. Letras de Hoje, v. 18, n. 3, 17-43, 1983. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/17700/11396. Acesso em: 11 nov. 2020.
CASTANHO, A. P. B. O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/94052. Acesso em: 11 nov. 2020.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática (2. ed.). São Paulo, SP: Contexto, 2009.
DALLA-BONA, E. M.; MARTINS, M. R. Desafios na formação do licenciando em Letras como leitor e a sua atuação na educação básica. Revista Desenredo, v. 12, n. 2, pp. 353-375, 2016. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6744. Acesso em: 11 nov. 2020.
DAWSON, P. Creative Writing and the New Humanities. London; New York: Routledge, 2005.
HOUDART-MEROT, V. La création littéraire à l’université. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2018a.
HOUDART-MEROT, V. Oficina de reescrita e crítica literária em ato na universidade. Fólio – Revista de Letras, v. 11, n. 1, pp. 1085-1101, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5013. Acesso em: 11 nov. 2020.
HOUDART-MEROT, V. Pratiques d’écriture universitaires : entre communautés et singularités. Cahiers d’Agora, revue en humanités, n. 1, n.p., 2018b. Disponível em: https://www.u-cergy.fr/fr/laboratoires/agora/cahiers-d-agora/numero-1/pratiques-universitaires-entre-communautes-et-singularites.html. Acesso em: 11 nov. 2020.
MAZANATTI, V. L. Ensino de literatura brasileira em cursos de Letras e formação de professores: entre os discursos e as práticas. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000123374. Acesso em: 11 nov. 2020.
PEREC, G. Histoire du liprogramme. In: OULIPO. La littérature potentielle. Paris: Gallimard, 1973.
PERRONE-MOISÉS, L. Texto, Crítica, Escritura. 2. ed. São Paulo, SP: Ática, 1993.
PIMENTEL, D. A. A crítica-escritura de Blanchot, Butor e Barthes. Gragoatá, v. 15, n. 29, pp. 93-105, 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33076. Acesso em: 11 nov. 2020.
SANT’ANNA, A. R. Por um novo conceito de literatura brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Eldorado, 1977.
SEGABINAZI, D. M. Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6177. Acesso em: 11 nov. 2020.
SEGABINAZI, D. M.; LUCENA, J. M. A Licenciatura em Letras: um espaço para formar (professores) leitores? Revista Desenredo, v. 12, n. 2, pp. 432-452, 2016. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6399.