ESCREVER, LER, ENSINAR: CRUZAMENTOS ENTRE ESCRITA CRIATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
ANTUNES, B. O ensino da literatura hoje. FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, n. 14, pp. 3-17, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/22456/1705>. Acesso em: 11 nov. 2020.
ASSIS BRASIL, L. A. A escrita criativa e a universidade. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 50, n. 5, pp. s105-s109, 2015a. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/23146. Acesso em: 11 nov. 2020.
ASSIS BRASIL, L. A. Escrita Criativa – e reflexiva, ma non tropo. Scriptorium, v. 1, n. 1, pp. 1-5, 2015b. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scriptorium/article/view/23508. Acesso em: 11 nov. 2020.
ASSIS BRASIL, L. A. et al. Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil. Navegações, v. 11, n. 1, pp. 68-75, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/33020. Acesso em: 11 nov. 2020.
ASSIS BRASIL, L. A. et al. Percepções e perspectivas discentes nos cursos de pós-graduação em Escrita Criativa da PUCRS. Navegações, v. 10, n. 2, pp. 149-155, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/29789. Acesso em: 11 nov. 2020.
BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Propostas metodológicas para o ensino de língua e literatura. Letras de Hoje, v. 18, n. 3, 17-43, 1983. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/17700/11396. Acesso em: 11 nov. 2020.
CASTANHO, A. P. B. O ensino da literatura e a formação de professores em cursos de Letras. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/94052. Acesso em: 11 nov. 2020.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática (2. ed.). São Paulo, SP: Contexto, 2009.
DALLA-BONA, E. M.; MARTINS, M. R. Desafios na formação do licenciando em Letras como leitor e a sua atuação na educação básica. Revista Desenredo, v. 12, n. 2, pp. 353-375, 2016. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6744. Acesso em: 11 nov. 2020.
DAWSON, P. Creative Writing and the New Humanities. London; New York: Routledge, 2005.
HOUDART-MEROT, V. La création littéraire à l’université. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2018a.
HOUDART-MEROT, V. Oficina de reescrita e crítica literária em ato na universidade. Fólio – Revista de Letras, v. 11, n. 1, pp. 1085-1101, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5013. Acesso em: 11 nov. 2020.
HOUDART-MEROT, V. Pratiques d’écriture universitaires : entre communautés et singularités. Cahiers d’Agora, revue en humanités, n. 1, n.p., 2018b. Disponível em: https://www.u-cergy.fr/fr/laboratoires/agora/cahiers-d-agora/numero-1/pratiques-universitaires-entre-communautes-et-singularites.html. Acesso em: 11 nov. 2020.
MAZANATTI, V. L. Ensino de literatura brasileira em cursos de Letras e formação de professores: entre os discursos e as práticas. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000123374. Acesso em: 11 nov. 2020.
PEREC, G. Histoire du liprogramme. In: OULIPO. La littérature potentielle. Paris: Gallimard, 1973.
PERRONE-MOISÉS, L. Texto, Crítica, Escritura. 2. ed. São Paulo, SP: Ática, 1993.
PIMENTEL, D. A. A crítica-escritura de Blanchot, Butor e Barthes. Gragoatá, v. 15, n. 29, pp. 93-105, 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33076. Acesso em: 11 nov. 2020.
SANT’ANNA, A. R. Por um novo conceito de literatura brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Eldorado, 1977.
SEGABINAZI, D. M. Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6177. Acesso em: 11 nov. 2020.
SEGABINAZI, D. M.; LUCENA, J. M. A Licenciatura em Letras: um espaço para formar (professores) leitores? Revista Desenredo, v. 12, n. 2, pp. 432-452, 2016. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6399.