HISTÓRIAS DE LUTA CONVERTIDAS EM SABERES DE RESISTÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES QUILOMBOLAS EM PALMAS

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Luís César Rodrigues Jacinto
https://orcid.org/0000-0001-8674-5342
Clara Dornelles
http://orcid.org/0000-0001-6472-7354

Resumo

Este artigo tematiza e discute o que nos ensina a comunidade quilombola de Palmas a partir de narrativas sobre a sua constituição. Assumimos uma abordagem de pesquisa de cunho qualitativo (CHIZOTTI, 2006) e a perspectiva da Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 1998, 2008; CAVALCANTI, 1986, 2008). Como percurso metodológico para a geração de dados, utilizamos a pesquisa narrativa, seguindo as orientações de Clandinin e Connelly (2015), Toledo, Soligo e Simas (2014) e Jovchelovitch e Bauer (2015), além de dados documentais para expandir as narrativas dos participantes. Para compreender o contexto da constituição das comunidades quilombolas no país, apoiamo-nos em Moura (2001), Munanga (2001) e Maestri (2001); para o conceito de identidade, identidade cultural e diáspora, em Hall (2003, 2005); Munanga (1994, 2006) e Gomes (2005). Os resultados da pesquisa mostram que as identidades quilombolas estão em construção em meio a conflitos e disputas territoriais narrados em histórias de luta que têm como pano de fundo as políticas públicas de reconhecimento dos quilombos. Ao serem contadas e recontadas, essas narrativas convertem-se em saberes que sustentam a necessidade de auto-reconhecimento e auto-definição, pois o ato de se reconhecer e se determinar quilombola e a organização comunitária são estruturantes da postura de resistência assumida. Ao reconhecerem e renarrarem a luta, os participantes da pesquisa constituem saberes que proporcionam o conhecimento de si, denominados nesta pesquisa de saberes de resistência. Ao narrarem suas trajetórias de luta pela terra, os participantes se reconhecem como quilombolas e nos colocam diante da potente fluidez de identidades forjadas pela (des)invisibilização da história do povo negro.

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Como Citar
Jacinto, L. C. R., & Dornelles, C. (2021). HISTÓRIAS DE LUTA CONVERTIDAS EM SABERES DE RESISTÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES QUILOMBOLAS EM PALMAS. Caderno De Letras, (40), 59-76. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20748
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Luís César Rodrigues Jacinto, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Pesquisador da História e Cultura afro-brasileira, atua na temática de direitos humanos e das relações étnico-raciais. Organiza eventos nas áreas de educação, cultura e saúde. Atua também como ministrante de palestras, cursos e minicursos em universidades e outras instituições. Realiza formações pedagógicas para professores com intuito da efetivação nos currículos da educação básica das leis 10.639/03 e 11.645/08. É militante do Movimento Social Negro, compõe o Núcleo de Estudos afro-brasileiro e Indígena Oliveira Silveira da Universidade Federal do Pampa (Campus Bagé).

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Docente da Unipampa, na área de Letras. Atua no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas.

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