Formação do inventário fonológico de uma criança à luz do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes

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Tayse Feliciano Marques
Cristiane Lazzarotto-Volcão

Resumo

Este trabalho pretende analisar dados linguísticos de uma criança no período de 1:2 a 1:5 de idade, a fim de verificar a formação do seu inventário fonológico, bem como identificar as coocorrências de traços presentes em sua gramática responsáveis pelos contrastes estabelecidos. Toma-se como modelo de análise o PAC — Modelo Padrão de Aquisição de Contraste (LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2009), construído a partir dos Princípios Fonológicos Baseados em Traços propostos por Clements (2009). Verificou-se que o PAC é capaz de explicar o inventário fonológico do informante em fase inicial de aquisição. Ao final, faz-se uma discussão dos princípios fonológicos postulados por Clements (2009), para as fonologias das línguas, em relação aos dados da criança estudada.

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Como Citar
Marques, T. F., & Lazzarotto-Volcão, C. (2015). Formação do inventário fonológico de uma criança à luz do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes. Caderno De Letras, (24), 83-104. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i24.7277
Seção
Artigos