Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    Para esclarecimento sobre ineditismo do trabalho a ser submetido, recomendamos a seguinte leitura:

    GUIMARAES, Tomás de Aquino. Editorial. Rev. adm. contemp.,  Curitiba ,  v. 8, n. 4, p. I-II,  Dec.  2004 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400001&lng=en&nrm=iso>.  https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400001.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DiRETRIZES PARA AUTORES, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO CEGA PELOS PARES foram seguidas.
  • O manuscrito submetido não reproduz total ou parcialmente, conteúdos de trabalhos já publicados, sem a devida creditação, de modo que configurem plágio ou auto-plágio.

    Para esclarecimento sobre plágio e auto-plágio recomendamos a seguinte leitura:

    http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf.  

  • O trabalho atribui autoria e co-autoria a todas as pessoas que efetivamente participaram da elaboração do manuscrito. 
  • O trabalho foi submetido à rigorosa revisão linguística tanto na língua portuguesa quanto na língua estrangeira.
  • Em caso de aprovação, mesmo após a revisão sob minha (nossa) responsabilidade, concordo(amos) que alterações linguisticas sejam realizadas na versão final do texto pela equipe revisora, caso necessárias.

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS

DIRETRIZES PARA AUTORES(AS)

NORMAS GERAIS, ESCOPO E POLITICA

 Cadernos de Educação aceita para publicação artigos de autores (as) brasileiros (as) e estrangeiros (as) originados de pesquisas, entrevistas e resenhas.  

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, apresentar consistência teórica e metodológica e realizar contribuição relevante para a área da educação, além de atender às normas para publicação e aos princípios da ética na pesquisa

A submissão de trabalhos à Revista Cadernos de Educação, pressupõe que: 

(a) não tenham sido publicados e nem estejam sendo submetidos a outros periódicos ou incluídos em livros; 

(b) todos (as) os (as) autores (as) têm conhecimento de sua participação e aprovaram a submissão, e possível publicação do trabalho na Revista; 

(c) os (as) autores (as) seguiram todos os procedimentos éticos recomendados para pesquisas na área da educação; 

(d) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação; 

(e) reprodução de partes de textos ou de figuras e/ou tabelas de outras publicações devem ser devidamente referenciadas para evitar o crime de plágio; 

(f) no caso de aceite para publicação, os (as) autores (as) concordam em ceder os direitos autorais à Revista Cadernos de Educação.

Não há cobrança de taxas para submissão e/ou publicação na Revista.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS

Todas as modalidades de trabalhos devem seguir as normas da Revista, especificadas abaixo:

a) os textos devem ser escritos em Português, Inglês, Francês ou Espanhol

b) os artigos e as entrevistas devem conter, no máximo7.500 palavras (incluindo tabelas, figuras e referências);

c) as resenhas devem conter, no máximo, 2.500 palavras;

d) os dossiês, propostos pela Equipe Editorial ou por um grupo de autores(as), devem atender às normas da Revista. Os artigos que compõem o dossiê devem ser em número mínimo de 8 e máximo de 10. Eles passarão individualmente pelo processo avaliativo regular da Revista. Se somente um número pequeno deles for aprovado, estes irão compor uma seção temática dentro de um número regular da Revista;

e) todos os textos devem ser obrigatoriamente submetidos em arquivos Microsoft Wordapós inseridos no modelo (template) disponibilizado AQUI.

f) Informações especificas quanto à formatação geral do texto (fonte, tamanho da fonte, palavras-chave, referências etc.) são encontradas no template acima mencionado. 

g) Para garantir o procedimento double-blind adotado pela revista, os autores devem submeter dois arquivos através do sistema (documento original e documento suplementar). No documento original – para avaliação cega – o nome dos(as) autores(as) NÃO deve aparecer no corpo do artigo. No documento suplementar será enviado a cópia identificada, com os nomes dos autores (as) e seus respectivos resumés, conforme as normas indicadas no template (modelo). Pede-se, também, a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.

h) Ao final do texto, após as Referências, deve constar um résumé dos(as) autores(as) com endereço eletrônico para correspondência. Neste item, devem constar as seguintes informações: titulação, filiação institucional, participação em grupos de pesquisa e áreas de interesse em pesquisa.

i) Os textos devem ser encaminhados diretamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) disponível no seguinte endereço eletrônico:  

 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/index

Cadernos de Educação
Faculdade de Educação - UFPel
Rua Cel. Alberto Rosa, 154 
Campus das Ciências Socias - 2° andar
CEP: 96010-770   Pelotas - RS
Fone : (53) 3284-5533
E-mail: revista.ce@ufpel.edu.br
 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Dossiê

Artigos submetidos via edital específico

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.