Vontade de pedagogia – pluralização das pedagogias e condução de sujeitos

  • Viviane Castro Camozzato
  • Marisa Vorraber Costa

Resumo

A partir da noção de que o conceito de pedagogia é histórico e mutável, problematizamos a multiplicidade de pedagogias que tem tido proeminência a partir das décadas finais do século XX e a condição cultural que evidencia o funcionamento de uma marca distintiva e produtiva das pedagogias – a que chamamos de vontade de pedagogia. Nosso intento é mostrar a vontade de pedagogia instalada na governamentalidade e investindo para que governemos a nós e aos demais. O corpus empírico engloba as obras Manifesto a favor dos pedagogos, de Jean Houssaye et al, e Sob pressão, de Carl Honoré. Palavras-chave: educação; pedagogias; vontade de pedagogia; pedagogias culturais.
Publicado
2013-09-12
Como Citar
Camozzato, V. C., & Costa, M. V. (2013). Vontade de pedagogia – pluralização das pedagogias e condução de sujeitos. Cadernos De Educação, (44). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i44.2737
Seção
Artigos