Avaliação de programas de educação permanente na atenção básica: identificação de descritores

  • Aline MASSAROLI Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosita SAUPE Sem vínculo no momento.
  • Bruna Pedroso CANEVER Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniele Delacanal LAZZARI Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo MASSAROLI Hospital Santa Catarina de Blumenau
  • Jusssara Gue MARTINI Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Avaliação de programas e projetos de saúde, Educação continuada, Atenção primária à saúde.

Resumo

Objetivo: identificar descritores de avaliação de programas de educação permanente para enfermeiros atuantes na atenção básica. Métodos: estudo quantitativo, baseado no método denominado de Avaliação de Programas, originário da Universidade da Carolina do Norte, nos anos 1970. Participaram 85 enfermeiros, representando 96,5% da população delimitada para o estudo. O método constou da construção de um diagrama, incluindo 4 descritores e 24 componentes, representativos para a Educação Permanente. Estes foram, então, validados por especialistas e submetidos ao método de júri, antes de serem avaliados pelos enfermeiros. Resultados: evidenciaram avaliação positiva da proposta e permitiram observar a importância da adequação dos descritores e suas possibilidades de contribuição para avanços nos processos de Educação Permanente. Conclusão: os descritores aqui apresentados podem ser utilizados na orientação dos processos de educação permanente

Biografia do Autor

Aline MASSAROLI, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Bolsista de doutorado CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN/UFSC.
Rosita SAUPE, Sem vínculo no momento.
Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1992, como bolsista da CAPES. Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina de 1969 a 1995, atuando na graduação e pós-graduação. Pesquisadora e bolsista do CNPq de 1993 a 2002. Professora Visitante da Universidade Federal do Paraná e da Universidade de Passo Fundo. Docente da Universidade do Vale do Itajaí, de 2001 a 2009, atuando na Graduação de Enfermagem e no Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho. Projetos Financiados pelo CNPq, Ministério da Saúde, FAPESC e UNESCO. Produção científica relacionada aos temas desenvolvidos nos projetos, principalmente na área de educação na saúde (formação de recursos humanos nos vários níveis; educação permanente e educação popular em saúde)
Bruna Pedroso CANEVER, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Especialização em Enfermagem do Trabalho(ITECNE). Mestrado em Enfermagem (UFSC). Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UFSC). Bolsista Capes Programa Pró-Ensino na Saúde. Atualmente coordena o curso de Auxiliar de Enfermagem Polivalente(AIP) do projeto de Cooperação Internacional para formação de recursos humanos para atenção pimária em saúde no Haiti, que integra o Memorando de Cooperação Brasil/Cuba/Haiti. Membro do Grupo de Pesquisas de Educação em Saúde e Enfermagem (EDEN/UFSC)
Daniele Delacanal LAZZARI, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Bolsista de doutorado CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN/UFSC.
Rodrigo MASSAROLI, Hospital Santa Catarina de Blumenau
Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Supervisor CTI Adulto, Hospital Santa Catarina de Blumenau – SC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN/UFSC. 
Jusssara Gue MARTINI, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira. Doutora em Educação. Coordenadora acadêmica do Curso de Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde – EDEN/UFSC
Publicado
2014-10-07
Como Citar
1.
MASSAROLI A, SAUPE R, CANEVER BP, LAZZARI DD, MASSAROLI R, MARTINI JG. Avaliação de programas de educação permanente na atenção básica: identificação de descritores. J. nurs. health. [Internet]. 7º de outubro de 2014 [citado 20º de abril de 2024];4(1):51-4. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3887
Seção
Artigos Originais/ Original Articles