Exposição de profissionais de saúde ao material biológico: estudo no ambiente hospitalar

  • Cristian DORNELLES Faculdade de Enfermagem Anhanguera Pelotas
  • Lisa Antunes CARVALHO Universidade Federal de Pelotas
  • Maira Buss THOFEHRN Universidade Federal de Pelotas
  • Nara Jaci da Silva NUNES Universidade Federal de Pelotas
  • Helen Nicoletti FERNANDES Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Objetivo, caracterizar os acidentes de trabalho com material biológico em um hospital do extremo sul do país, no período compreendido de janeiro de 2006 e dezembro de 2012. Métodos, estudo quantitativo, de caráter transversal e descritivo. Utilizou-se um

Resumo

Objetivo: caracterizar os acidentes de trabalho com material biológico em um hospital do extremo sul do país, no período compreendido de janeiro de 2006 e dezembro de 2012. Métodos: estudo quantitativo, de caráter transversal e descritivo. Utilizou-se um questionário elaborado com base na ficha de notificação de acidente de trabalho da própria instituição, emitido pelo serviço de controle de infecção hospitalar. Resultados: evidenciou-se maior ocorrência de acidentes de trabalho com material biológico entre os profissionais técnicos/auxiliares em enfermagem do sexo feminino (81,7%), com idade de 20 a 29 anos (38,3%). Grande parte dos acidentes ocorreu através de lesões com instrumentos perfuro-cortantes (77,7%), sendo 27,2% no Centro Cirúrgico. Conclusões: a pesquisa permitiu conhecer os tipos de acidentes mais frequentes, o perfil do profissional com maior suscetibilidade para acidente de trabalho, permitindo com isso, intervir na pré-exposição ao risco, por meio de ações preventivas e educativas.

Biografia do Autor

Cristian DORNELLES, Faculdade de Enfermagem Anhanguera Pelotas
Enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas.
Lisa Antunes CARVALHO, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.
Maira Buss THOFEHRN, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Nara Jaci da Silva NUNES, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Helen Nicoletti FERNANDES, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Publicado
2016-04-26
Como Citar
1.
DORNELLES C, CARVALHO LA, THOFEHRN MB, NUNES NJ da S, FERNANDES HN. Exposição de profissionais de saúde ao material biológico: estudo no ambiente hospitalar. J. nurs. health. [Internet]. 26º de abril de 2016 [citado 19º de abril de 2024];6(1):64-5. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5463
Seção
Artigos Originais/ Original Articles