ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1882-1942

  • Marcelo Pinheiro Cigales Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Arriada Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Sociologia, Ensino, Institucionalização, Disciplina

Resumo

As primeiras propostas de implantação da sociologia no ensino brasileiro surgiram no final do século XIX, com as iniciativas de Rui Barbosa e Benjamin Constant; apesar desses projetos não terem se concretizado, entraram para a história da disciplina no Brasil. Mais tarde em 1925 com a Reforma João Luiz Alves-Rocha Vaz a disciplina ascende de forma obrigatória nos currículos do ensino secundário e normal, no entanto, em 1942 com as Reformas de Capanema a sociologia é retirada do ensino secundário. Este trabalho tem por objetivo evidenciar o surgimento da sociologia no Brasil durante o período citado, dando ênfase a alguns aspectos que ocorreram no Estado do Rio Grande do Sul, levantando os principais projetos e personagens que contribuíram para a institucionalização da disciplina no país.   Palavras Chave: Sociologia. Ensino. Institucionalização. Disciplina.   Resumen: Las primeras propuestas de implementación de la sociología en la educación Brasilera, surgieron al final del siglo XIX, con las iniciativas de Rui Barbosa y Benjamin Constant, a pesar de que estos proyectos no fueron concretados, fueron parte de la historia de esta disciplina en el Brasil, mas tarde en 1925 con la reforma Jão Luiz Alves-Rocha Vaz la disciplina asciende de forma obligatoria en los currículos de la educación secundaria y primaria, sin embargo, en 1942 con las reformas de Capanema la sociología es retirada de la enseñanza secundaria. Este trabajo tiene por objetivo evidenciar el surgimiento de la sociología en el Brasil en este periodo, dando énfasis a algunos aspectos que ocurrieron en el estado de Rio Grande del Sur, levantando los principales proyectos y personajes que contribuyeron para la institualizacion de la disciplina en el país.

Biografia do Autor

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Pelotas
Mestrando em Educação na Universidade Federal de Pelotas.
Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas
Doutor em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas.
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Artigos