ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1882-1942
Resumo
As primeiras propostas de implantação da sociologia no ensino brasileiro surgiram no final do século XIX, com as iniciativas de Rui Barbosa e Benjamin Constant; apesar desses projetos não terem se concretizado, entraram para a história da disciplina no Brasil. Mais tarde em 1925 com a Reforma João Luiz Alves-Rocha Vaz a disciplina ascende de forma obrigatória nos currículos do ensino secundário e normal, no entanto, em 1942 com as Reformas de Capanema a sociologia é retirada do ensino secundário. Este trabalho tem por objetivo evidenciar o surgimento da sociologia no Brasil durante o período citado, dando ênfase a alguns aspectos que ocorreram no Estado do Rio Grande do Sul, levantando os principais projetos e personagens que contribuíram para a institucionalização da disciplina no país. Palavras Chave: Sociologia. Ensino. Institucionalização. Disciplina. Resumen: Las primeras propuestas de implementación de la sociología en la educación Brasilera, surgieron al final del siglo XIX, con las iniciativas de Rui Barbosa y Benjamin Constant, a pesar de que estos proyectos no fueron concretados, fueron parte de la historia de esta disciplina en el Brasil, mas tarde en 1925 con la reforma Jão Luiz Alves-Rocha Vaz la disciplina asciende de forma obligatoria en los currículos de la educación secundaria y primaria, sin embargo, en 1942 con las reformas de Capanema la sociología es retirada de la enseñanza secundaria. Este trabajo tiene por objetivo evidenciar el surgimiento de la sociología en el Brasil en este periodo, dando énfasis a algunos aspectos que ocurrieron en el estado de Rio Grande del Sur, levantando los principales proyectos y personajes que contribuyeron para la institualizacion de la disciplina en el país.Downloads
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE AUTORIA
Submetemos à aprovação da Revista Perspectivas Sociais, ISSN 2317-7438, o manuscrito "TITULO" e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao periódico.
Informamos que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa.
Declaramos que cada autor/a contribuiu substancialmente para a elaboração do esboço, a revisão crítica e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Declaramos que foram ou não foram utilizados recursos de inteligência artificial para a construção do texto. (CASO TENHA SIDO UTILIZADO ALGUM RECURSO DE IA, INFORMAR SE FOI PARA ESCRITA / MELHORAMENTO DO TEXTO, PRODUÇÃO, ANÁLISE OU GERAÇÃO DE DADOS).
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Nome completo do/a autor/a:
Data: ___/____/____