Sentidos De Interdisciplinaridade Articulados Nas Políticas De Currículo: o caso das disciplinas Ciências Naturais e Geografia.

  • Hugo Heleno Camilo Costa
  • Talita Vidal Pereira

Resumo

Esse artigo se insere em um grupo de pesquisas que têm procurado articular a Teoria do Discurso, desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com a teoria curricular para pensar o currículo produzido em contextos específicos em uma perspectiva que, como propõem Alice Lopes e Elizabeth Macedo, rompe com concepções universalizantes e essencializadas, ainda muito presentes nas reflexões do campo. Dessa forma, problematizamos o aparente consenso existente em torno da interdisciplinaridade e analisamos as tensões relacionadas a este conceito nas comunidades disciplinares de Geografia e de Ciências Naturais. Interessa caracterizar como, nessas duas comunidades, os discursos em favor da qualidade da educação articulam a interdisciplinaridade como elemento fundamental para garanti-la, ainda que em perspectivas diferenciadas. Essa compreensão nos remete à análise da interdisciplinaridade como um significante flutuante articulado discursivamente de forma a preencher o significante vazio qualidade na educação.   Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Teoria do Discurso. Comunidade Disciplinar.   com coleta de dados baseada em entrevistas semiestruturadas, enfocando o estudo de um caso (FLICK, 2009). Foram entrevistados o estudante (sujeito do estudo) e as pessoas envolvidas com ele no âmbito familiar e escolar. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas estaduais: uma, na qual o educando estuda, e outra, onde ele recebe atendimento especializado na Sala de Recursos. Foram confirmadas as hipóteses levantadas; contudo, reconhecer um aluno com AH/SD com capacidades cognitivas bem acima da média e, por outro lado, perceber a disparidade referente à perspectiva do insucesso escolar, é uma problemática extremamente controversa, tanto para o estudante com AH/SD e sua família, quanto para professores que trabalham com esse educando. Tal constatação reforça a importância da continuidade e expansão de pesquisas nessa área.      Palavras-chave: altas habilidades/superdotação; inteligência; dislexia.   [1] “Altas Habilidades/Superdotação e Dislexia: é possível esta relação?” (TAUCEI, STOLTZ e GABARDO, 2011). Pesquisa apresentada no Congresso Internacional da ANEIS 2011 “Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade”. Universidade do Minho, Braga – Portugal. [2] O termo Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) será adotado ao longo do artigo, por considerar-se que esta definição é mais abrangente podendo, no Brasil, ser utilizada também como sinônimo de superdotação e talento (PÉREZ, 2004). Contudo, as autoras do referido artigo serão fiéis à nomenclatura que os diferentes referenciais teóricos adotaram para se referir a esses sujeitos.
Publicado
2013-09-12
Como Citar
Costa, H. H. C., & Pereira, T. V. (2013). Sentidos De Interdisciplinaridade Articulados Nas Políticas De Currículo: o caso das disciplinas Ciências Naturais e Geografia. Cadernos De Educação, (44). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i44.2749
Seção
Artigos