"Insetos, e daí?”: ressignificando as dimensões da extensão universitária com a pandemia da COVID-19

Palavras-chave: Divulgação científica. Redes sociais. Rádio. Agricultura familiar.

Resumo

A dimensão reflexiva da prática extensionista é essencial para avaliar o trabalho desenvolvido junto à comunidade. A extensão universitária atua na mediação do diálogo entre a academia e a comunidade, promovendo a democratização dos saberes e incentivando a compreensão da realidade. O projeto de extensão “Insetos, e daí?”, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, é uma iniciativa que visa aproximar as pesquisas da comunidade rural onde foram realizadas, abordando temas como conservação da biodiversidade, e agricultura familiar, sendo os insetos o tema chave. Devido a pandemia da COVID-19, o projeto passou por adaptações no ano de 2020 a fim de exercer a extensão, dentro das possibilidades do trabalho remoto, com foco na divulgação científica através das redes sociais e do rádio. Este relato de experiência busca aperfeiçoar os saberes construídos a partir das seguintes experiências: divulgação científica nas redes sociais; questionário online para conhecer o público das redes sociais; entrevista com um agricultor, divulgação do projeto através de uma rádio; e autoavaliação do trabalho extensionista da equipe. O esforço em manter o projeto ativo durante o período de isolamento social, evidenciou a importância do pertencimento a um coletivo para fortalecer a resiliência frente às adversidades da vida humana. O exercício da extensão no modo remoto proporcionou o desenvolvimento de novas habilidades e possibilidades de manter contato com a comunidade através dos meios de comunicação, especialmente com relação a emergência da rádio como meio de inserção da extensão universitária junto à comunidade rural. 

Biografia do Autor

Sabrina Lorandi, Universidade Federal do Rio Grande
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG).
Gabriele Maria da Silva Loss, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Shimene Torve Malta, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Vagner Luiz Graeff Filho, Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Agronomia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Victória Amaral dos Santos, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Cristiano Agra Iserhard, Universidade Federal de Pelotas
Professor Adjunto, Departamento de Ecologia, Zoologia e Genética, Universidade Federal de Pelotas (DEZG-UFPel)

Referências

ALMEIDA, A. V. de; SILVA, L. S. T. da; Brito, R. L. Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 1, p.1-17, jan./abr. 2008.

BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. CNE/CES - Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, Edição 243, Seção 1, página 49, 18 dez. 2018.

BARROS, M. H. T. C. Disseminação da informação para o desenvolvimento da cidadania. In: BARROS, M. H. T. C. Disseminação da informação: entre a teoria e a prática. s.n., Marília, 2003, p. 17-26.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n.1esp, p. 1-12, 2010.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p.89–100, 2003.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n.1, p.223 - 237, 2019.

DANTA, L.F.S.; DECCACHE-MAIA, E. Divulgação Científica no combate às Fake News em tempos de Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n.7, e797974776, 2020.

FRAGA K. L.; FIÚZA A. L. C.; SILVA J. F.; MOTTA J. A. A relação das sociedades rurais com o rádio na contemporaneidade. Espacios. v. 38, n. 34, p. 19 - 30, 2017.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 117 p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 253 p.

GONZÁLEZ, A. L.; GARCÍA-AVILÉS, J. A. Estudio de la calidad del vídeo online en la comunicación de la ciência. Perspectivas de la Comunicación, v.12, n.1, p. 185-207, 2019.

HIGGINS, K. Post-truth: a guide for the perplexed. Nature, v. 540, p. 9-9, 2016.

HORSTHEMKE, K. ‘#FactsMustFall’? – education in a post-truth, post- truthful world. Ethics and Education, v.12, n.3, p. 273 – 288, 2017.

JHAM, B. C.; DURAE, G. V.; STRASSLER, H. E.; SENSI, L. G. Joining the podcast Revolution. Journal of Dental Education, v. 72, n. 3, p. 278-281, 2008.

JONES, K. E.; PATEL, N.G.; LEVY, M.A.; STOREYGARD, A.; BALK, D.; GITTLEMAN, J.L.; DASZAK, P. Global trends in emerging infectious diseases. Nature, v. 451, n. 7181, p. 990-993, 2008.

MOITA, F; ANDRADE, F. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, p. 269-280, 2009.

NAOE, A. E. et al. Toque da Ciência: uma experiência em divulgação científica em podcast. In: Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 5., 2009, São Paulo. Anais [...], Águas de Lindóia, 2009.

SANTOS, L. S.; PORTO, C. D.; OLIVEIRA, K. E. J. Whatsapp e ciência- a conectividade científica por meio da divulgação. C&D - Revista Eletrônica da FAINOR, v.11, n.2, p. 271-289, 2018.

SCALFI, G. A. M.; CORRÊA, A. M. A arte de contar histórias como estratégia de divulgação da ciência para o público infantil. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v.19, n.1, p.107-121, 2014.

THIOLLENT, M. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. Cronos, v. 3, n. 2, p. 65-71, 2002.

VALERIO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, v. 20, n. 2, pp. 159-169, 2008.

WHO. WHO Manifesto for a healthy recovery from COVID-19. World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/who-manifesto-for-a-healthy-recovery-from-covid-19 Acesso em: 24 nov. 2020

Publicado
2020-12-29
Como Citar
LORANDI, S.; DA SILVA LOSS, G. M.; MALTA, S. T.; GRAEFF FILHO, V. L.; DOS SANTOS, V. A.; ISERHARD, C. A. "Insetos, e daí?”: ressignificando as dimensões da extensão universitária com a pandemia da COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 285-299, 29 dez. 2020.
Seção
Extensão In Loco