Edições anteriores
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Expressa Extensão: Fluxo contínuov. 29 n. 3 (2024)Esta edição apresenta trabalhos aprovados (artigos e relatórios) em fluxo contínuo e visa contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos na área da extensão universitária.
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Expressa Extensão: Fluxo contínuov. 29 n. 2 (2024)Esta edição apresenta trabalhos aprovados (artigos e relatórios) em fluxo contínuo e visa contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos na área da extensão universitária.
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Expressa Extensão: Fluxo contínuov. 29 n. 1 (2024)Este volume apresenta trabalhos aprovados em fluxo contínuo e visa contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos na área da extensão universitária.
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Objetivos do desenvolvimento sustentável – Dimensão Biosferav. 28 n. 3 (2023)Há um pacto global em torno de valores de natureza ético normativo, denominado objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros grandes desafios de nossos tempos. Neste sentido, para melhor ajuste pedagógico, os ODS estão hierarquizados em quatro dimensões: Biosfera, Sociedade, Economia e Meios de Implementação.
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Pluriversidade: Impactos sociais dos projetos universitáriosv. 28 n. 2 (2023)Na esteira da ocupação das vagas em universidade públicas por pessoas das mais variadas origens sociais, culturais, étnicas, emergem diversas possibilidades de desenvolvimento de projetos. Locais e formas de atuação que nunca se pensou antes, passam a estar no radar dos projetos de extensão, pesquisa, ensino einovação em nossas instituições. A universidade passa a transitar por um rol importante de temas, da tecnologia à base social, da saúde à cultura, das engenharias às artes. Durante o trajeto vamos formandoestudantes/profissionais, pessoas com uma visão ampliada do mundo e que refletem sobre um projetocoletivo de país e de sociedade. O multiprofissionalismo, a multidisciplinaridade, a transdisciplinaridade ea interdisciplinaridade passam a ser uma realidade, na qual as individualidades se aproximam, aceitam erefutam diferentes hipóteses. Assim, ao se apropriarem das benfeitorias, dos resultados, dos produtos, dastecnologias e dos dos métodos em prol da coletividade, temos a esperança de um futuro melhor.