Diretrizes para autores

A Revista Expressa Extensão trabalha com a abertura de editais temáticos para submissão de textos e também aceita submissões em fluxo continuo. 
 
São aceitas propostas de textos encaminhadas para uma das suas seções, por colaboradores internos e externos à Universidade, conforme cronograma e condições expostos na chamada para submissão. 
 
Os textos são publicados no formato pdf e ePub.
 
Caso o autor tenha dúvidas em relação ao enquadramento do seu texto no escopo da revista e/ou na edição temática, as propostas devem ser enviadas para o endereço eletrônico expressaextensaoufpel@gmail.com
 
Os textos submetidos pelo sistema devem atender as seguintes especificações: 
 
  1. Como a revista não possui revisor de idioma estrangeiro e revisor de língua portuguesa, se os pareceristas indicarem revisão textual (gramatical e ortográfica), o autor deverá realizar a revisão. Se na segunda avaliação feita após o atendimento aos pareceres for evidenciado que o texto continua com problemas, a Revista não o publicará, independente de outras questões terem sido atendidas.
  2. Os trabalhos apresentados à revista, assim como aqueles publicados, em qualquer de suas seções, são de inteira responsabilidade dos autores.
  3. Os artigos devem conter, no máximo, 40.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, key words e notas.
  4. Os relatórios e ensaios devem conter, pelo menos, 10.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas.
  5. Os textos submetidos para a seção Memória Visual da Extensão devem ter entre 5.000 e 10.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas, e conter até 10 imagens em jpeg ou vídeo de até 10 minutos de duração.
  6. O texto da seção Entrevistas não pode exceder 20.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas.
  7. Na seção Artigo, o primeiro autor deve ser doutor. Para as outras seções, o primeiro autor deverá estar ao menos vinculado a um curso de Pós-Graduação. Caso o texto seja aprovado e a ordem estiver incorreta, a mesma será alterada pelo editor no sistema.
  8. Todo o trabalho submetido deve ser inédito e não poderá ter sido apresentado a outro periódico concomitantemente.
  9. As referências devem obedecer à norma NBR 6023, e as citações, à norma NBR 10520.
  10. Todos os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5, e com todas as margens de 3 cm.
  11. O título deve ser sucinto e preciso, evitando ultrapassar 2 linhas, e deverá estar em português e em inglês.
  12. Todos os textos devem conter resumo e abstract de, no máximo, 250 palavras, com as respectivas palavras-chave/keywords.
  13. As tabelas, quadros, gráficos etc. devem estar devidamente numerados e referidos no texto.
  14. O usuário responsável por submeter o texto pelo sistema deverá preencher todos os campos referentes às informações dos autores e coautores.
  15. As informações que deverão ser preenchidas no sistema são: Nome completo, E-mail para contato, Instituição/Afiliiação, selecionar o País e informar o resumo da Biografia, com a respectiva titulação e endereço da instituição. Exemplo da biografia: Professor Doutor - Departamento de XXX e Programa de Pós-Graduação em XXX- Faculdade de XXX  - UFPel - Universidade Federal de Pelotas,  Campus II, Rua Alm. Barroso, 1202, CEP 96010-280, Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.  Além disso, deverá ser preenchido, obrigatoriamente, o nome do texto, resumo, palavras-chave e referências.
  16. O texto submetido no sistema não poderá conter informações que possam revelar a identidade dos autores. As informações dos autores deverão constar unicamente no sistema, inseridas no momento da submissão do trabalho. Quando do envio da versão final, depois de ter passado pelas avaliações e ter sido aprovado, os autores deverão, então, incluir autores e coautores no arquivo, na ordem correta e com suas respectivas biografias.
  17. O número de autores por texto é de no máximo 6, dentre autor e coautor.
  18. Um mesmo autor não pode estar inserido em mais de um trabalho em uma mesma edição da revista.
  19. Cada autor somente pode ter um texto em processo de avaliação, ou seja, entre o início da submissão e sua publicação final. Resguarda-se, ainda, um interstício de duas edições subsequentes de um texto publicado para que o autor submeta nova contribuição à Expressa Extensão.
  20. Todas as siglas devem ser desmembradas em sua primeira ocorrência no texto. Repete-se o seu significado, isto é, a sigla por extenso, ao longo do texto, apenas se necessário.
  21. Não usar destaques sublinhados ou em negrito. O itálico é reservado para palavras estrangeiras. Usá-lo com parcimônia em outras situações. As aspas são para conceitos, citações e títulos. 
  22. Todas as fontes citadas no texto devem estar completamente referenciadas ao final do artigo – e NÃO como notas de rodapé, conforme Normas ABNT adaptadas ao padrão da revista. Notas de rodapé apenas complementam alguma informação do texto. NUNCA inserir nelas referências bibliográficas de autores ou obras que estão sendo tratados, a não ser que seja uma citação secundária.
  23. Todas as citações, por menores que sejam, devem conter sua fonte (autor ou publicação, ano e página). Não usar idem, ibidem. 
  24. Ressalta-se que pelo menos 60% do conteúdo da publicação deve ter caráter original no âmbito acadêmico.

Artigos

Artigos – Documentos originais contendo o resultado de análise ou reflexão sobre questões atinentes à extroversão do conhecimento científico, em qualquer área do conhecimento. Texto originado em trabalho científico que tenha entre suas finalidades, contemplar a aplicação do conhecimento gerado pela academia na sociedade. Seção aberta na chamada para publicação a doutores.

 

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Relatórios

Relatórios – Textos que relatem processos, metodologias e resultados de trabalhos de extensão em andamento ou concluídos e que foquem, especialmente, a relação do processo extensionista com a sociedade. Seção aberta na chamada para publicação a todos os extensionistas coordenadores de projetos/programas de extensão com possibilidade de co-autoria com outros docentes e alunos.

 

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Memória Visual de Extensão

Memória Visual de extensão – Ensaio sobre atividades de extensão no qual o registro visual seja predominante tanto como objeto sobre o qual o texto se dirige como meio de registro de ações de extensão. Seção aberta na chamada para publicação a todos os extensionistas.

 

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Ensaios

Ensaios - Texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre temas relacionados à extensão. O ensaio problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor e, geralmente, apresentam conclusões originais.

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Entrevistas

Entrevista cujo conteúdo e entrevistado sejam exemplares para o debate sobre a finalidade e o processo da extensão na sociedade. Seção aberta na chamada para publicação a todos os extensionistas.

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Agenda Extensão e Sociedade

Produção da equipe da revista. Pode apresentar, sob o formato de matéria jornalística, ações em andamento ou concluídas levadas a termo pela PREC. Objetiva tanto registrar como divulgar a atividade da PREC como promotora de extensão na comunidade. Não é seção aberta na chamada para publicação. 

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Dossiê Temático

Dossiê temático

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