BICHO DA SEDA: O ESPAÇO DOS OPERÁRIOS DAS FÁBRICAS DE FIAÇÃO E TECELAGEM EM PELOTAS.
Resumo
O Livro de Registro de sócios do Sindicato de Empregados dasIndústrias de Fiação e Tecelagem de Pelotas é um instrumento de valiosaimportância para os que se debruçam sobre a questão dos operários pelotensesdas décadas de 1940/1950. Através das informações nele anotadas, foi possívelentender as várias relações que, como os fios com que os operários trabalhavam,teciam sua realidade não só dentro do ambiente fabril, mas também no espaço dacasa e da cidade. Através deste estudo, encontrou-se operários jovens,trabalhando no ritmo das máquinas, controlados por mestres e contramestres,num ambiente insalubre. Uma maioria feminina comandada por chefes homens.Horários rígidos, pausas vigiadas: controle social. Na cidade, se concentravamem algumas regiões, geralmente próximas ao seu local de trabalho.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.