Política Editorial

O periódico História em Revista, uma publicação semestral e on-line do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas, tem como objetivo a divulgação da produção historiográfica ou de áreas afins, na forma de artigos, ensaios bibliográficos, instrumentos de trabalho e resenhas. Buscando contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, publica, também, matérias sobre organização de acervos documentais e entrevistas ou documentos históricos inéditos de significativo interesse para a pesquisa histórica.

História em Revista adota a licença CC-BY-NC (Creative Commons). Portanto, autor(es) são detentor(es) dos direitos autorais deste trabalho, submetido à apreciação de HR e declaram que trata-se de artigo original, que nunca foi publicado e não está sendo submetido a outra revista científica simultaneamente. Cedem à História em Revista, o direito de exclusividade de primeira publicação científica, revisada por pares, no formato online. Você tem o direito de: compartilhar e citar os materiais, inclusive utilizando trechos dos artigos em sua publicação, ressalvado o direito de indicação da autoria, referenciando a fonte.

O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

Declaração de Privacidade: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Acesso Aberto: História em Revista é uma publicação contínua de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitarem permissão prévia do editor, ou do autor, desde que respeitem a licença de uso CC-BY-NC adotada.

Inteligência Artificial (inclusive IA Generativa): Você usou IA generativa para escrever este manuscrito? IA Generativa não é um autor. Essas ferramentas devem ser usadas apenas para melhorar a linguagem e a legibilidade, com cautela. Se você usou IA generativa, ou tecnologia assistida por IA, inclua a seguinte declaração antes das referências, no final do seu manuscrito: "Declaração de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita. Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) usaram [NOME DA FERRAMENTA/SERVIÇO] para [MOTIVO]. Depois de usar esta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisaram e editaram o conteúdo conforme necessário e assumiram total responsabilidade pelo conteúdo da publicação".

Se você é Mestre, Doutorando (a) ou Doutor (a) e quer contribuir, fique atento aos prazos! Graduandos (as) e mestrandos (as) também podem publicar, em coautoria com Doutores (as).

Dúvidas relativas à política editorial devem ser sanadas a partir dos emails historiaemrevista@ufpel.edu.br e ndh.ufpel@gmail.com.