Histórico

História em Revista é uma publicação do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPel. Sua primeira edição data do ano de 1994, sob responsabilidade da Editora Profa. Dra. Beatriz Ana Loner. 

Naquele ano o  NDH-UFPel completava quatro anos e contava com a atuação de professores vinculados ao então Departamento de História e Antropologia. Percebendo a necessidade de criar um espaço de divulgação científica das pesquisas realizadas no Departamento e em andamento em outras instituições do Estado e do país, optou-se pela edição de uma revista que passaria a publicar trabalhos de historiadoras e historiadores, num primeiro momento, vinculados à Universidade Federal de Pelotas e, como vê-se atualmente, pesquisadores e pesquisadoras de todo país e outras regiões da América Latina.

Nestes 29 anos, HR pode ser definida, entre outras questões, pelos números a seguir:
29 Volumes;
34 Números;
16 Números impressos (até dezembro de 2010) - ISSN: 1516-2095 (descontinuado);
18 Números exclusivamente no formato digital (a partir de dezembro de 2012) - ISSN: 2596-2876;
368 Artigos;
476 Autores (autoras);
52 Editoras (editores) de número¹;
Qualis triênio 2010-2012: B5 para as áreas de História, Educação e Sociologia e B4 para Antropologia/Arqueologia;
Qualis quadriênio 2013-2016²: C para a área de História e B4 para a área interdisciplinar;
Qualis quadriênio 2017-2020: B1 para as áreas de História, Educação, Antropologia/Arqueologia, Artes, Linguística e Literatura, Medicina II, Planejamento Urbano Regional/Demografia, Sociologia e Interdisciplinar.

Ao longo de seus 29 anos, além dos números com publicação de artigos livres, HR publicou 22 dossiês que transitam entre temas como escravidão, historiografia, etnias, cidade, saúde, a guerra do Contestado, história oral, história das mulheres e gênero, cultura e arte, trabalhadores e trabalhadoras e, com exceção de anais de eventos, com 4 dossiês, aquele tema que mais repercute entre editores (editoras) de nossa publicação, o da educação e ensino de história, também com 4 dossiês.

Em agosto de 2018, no volume 24, número 1, dossiê História da Educação e do Ensino de História: temas, fontes e problematizações, editado pelos pesquisadores Magno Santos e Fernando Ripe, HR passou a ser uma publicação semestral composta por dossiês temáticos (o que já ocorrera em outras oportunidades).

Em termos de artigos publicados, de 2018 para cá, a média é de 17,3 por número, tendo sido o dossiê História da Saúde, da Doença e da Assistência o que mais recebeu contribuições: 21 artigos, assinados por 34 autoras (autores). Esse expressivo número de textos pode ser creditado, para além da importância do tema, a questões vinculadas à pandemia de COVID-19 (2020-2021) e ao fato do dossiê ter sido organizado por pesquisadores de três instituições diferentes: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, Museu da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Museu da Unimed.

Como pode ser observado na nuvem de termos acima, produzida com dados retirados dos títulos dos artigos publicados nos volumes 24.1 (dezembro de 2018) a 29.1 (dezembro de 2023), o foco de História em Revista mantém-se no estudo da escravidão e pós-abolição, ensino de história, questões de gênero, memória, cultura, história da saúde e doença, história do trabalho e dos (as) trabalhadores (as), história regional (em que pese não estar vinculada especificamente à história da região sul do Rio Grande do Sul) e história de Pelotas-RS³.

História em Revista, no período atual, tem se mostrado uma publicação eminentemente feminina, fato demonstrado pelos seguintes indicadores: os últimos 11 números foram assinados por 16 editoras (13 editores) e publicaram 133 autoras (57 autores).

Durante o ano de 2023 a Comissão Editorial de HR promoveu esforços para a ampliação do Conselho Editorial que atualmente está composto 29 pesquisadores de várias regiões do país e do mundo. Assim, pretende-se que o conselho seja mais atuante, no sentido de estabelecer políticas para uma maior qualidade dos textos e disseminação do conhecimento produzido.

Pelotas, novembro de 2023.

____________________________________
1. Ao longo dos anos a Chefia de Edição alternou-se sob responsabilidade das Professoras Beatriz Ana Loner, Lorena Almeida Gill (Editora Atual) e do Professor Aristeu Elisandro Machado Lopes. Para dossiês temáticos vários pesquisadores tem assinado a edição o que compõe esse número expressivo de editores e editoras.
2. A avaliação desse quadriênio esteve impactada por um breve período de descontinuidade da revista, especialmente porque não conseguimos manter a semestralidade, o que só veio a ocorrer após agosto de 2018.
3. Aqui cabe ressaltar que nos anos iniciais de História em Revista os estudos focados em observação da história do município eram mais frequentes. Com o passar dos anos e a consolidação de HR no cenário acadêmico nacional, estudos baseados em objetos de caráter nacionais ou mesmo internacionais passaram a ser a preponderância das pesquisas divulgadas no periódico.