Notícias

Volume 31, n. 1 (jan. 2026) de HR propõe uma discussão sobre Acervos: Históricos, Documentais, Fotográficos, Artísticos, Digitais, Museais.

2025-05-30

A revista é uma publicação do @ndh.ufpel, um espaço dedicado à pesquisa, extensão, ensino e, sobremaneira, à preservação documental.

Nos 35 anos de existência, o Núcleo recebeu vários fundos documentais relevantes para a preservação e divulgação científica da história das trabalhadoras e trabalhadores, do movimento estudantil, de sindicatos e partidos políticos, da imprensa local, da cultura pop (como a @gibiteca.ufpel), da história institucional da UFPel, etc.

Dessa forma, constituiu-se como um dos principais instrumentos de salvaguarda documental e garantia do direito à memória da cidadania local de grupos sociais que, via de regra, tem esse direito apagado pelo Estado e pelas elites econômicas e políticas nacionais.

Na mesma toada atuam o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (@muhm_rs) e o Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre (chcsantacasa), instituições onde atuam as proponentes do presente dossiê.

Com a intenção de criar um espaço de discussão e divulgação do tema acervo, HR convida à pesquisadores das diversas áreas do conhecimento a proporem seus textos e compartilharem suas experiências.

Editoras do Dossiê: Lorena Gill (NDH), Ângela Pomatti (MUHM) e Véra Barroso (CHC - Santa Casa).

Prazo de envio dos textos: até 21 de setembro de 2025.

Saiba mais sobre Volume 31, n. 1 (jan. 2026) de HR propõe uma discussão sobre Acervos: Históricos, Documentais, Fotográficos, Artísticos, Digitais, Museais.

Edição Atual

v. 30 n. 2 (2025): História e Literatura: Diálogo e Reflexões

Se os campos da História e da Literatura sempre estiveram intrinsicamente conectados, seja na produção artística ou teórica, essa relação e seus diálogos têm se intensificado significativamente nas últimas décadas. Entre as muitas possibilidades de contato, a Literatura pode oferecer perspectivas sobre processos históricos, enquanto a História pode servir de base para narrativas ficcionais, por exemplo. Já no campo da teoria, desde Aristóteles, esforços têm sido feitos para conectar, relacionar e, ao mesmo tempo, diferenciar esses dois campos. Neste dossiê, convidamos pesquisadores a enviarem artigos que explorem as interseções entre Literatura e História. Buscamos reflexões que observem as potências desse diálogo, bem como as diferenças que emergem quando abordamos esses campos de forma interdisciplinar. Alguns dos temas sugeridos seriam: a representação da História na ficção; as implicações teóricas da inclusão da História na Literatura; a Literatura como documento para a historiografia; a intertextualidade entre obras literárias e narrativas históricas; os arquivos históricos e o seu papel na literatura; as teorias sobre as relações entre literatura e história, entre outros.

Publicado: 2025-07-30
Ver Todas as Edições