Notícias

Volume 31, n. 1 (jan. 2026) de HR propõe uma discussão sobre Acervos: Históricos, Documentais, Fotográficos, Artísticos, Digitais, Museais.

2025-05-30
A revista é uma publicação do @ndh.ufpel, um espaço dedicado à pesquisa, extensão, ensino e, sobremaneira, à preservação documental.Nos 35 anos de existência, o Núcleo recebeu vários fundos documentais relevantes para a preservação e divulgação científica da história das trabalhadoras e trabalhadores, do movimento estudantil, de sindicatos e partidos políticos, da imprensa local, da cultura pop (como a @gibiteca.ufpel), da história institucional da UFPel, etc.Dessa forma, constituiu-se como um dos principais instrumentos de salvaguarda documental e garantia do direito à memória da cidadania local de grupos sociais que, via de regra, tem esse direito apagado pelo Estado e pelas elites econômicas e políticas nacionais.Na mesma toada atuam o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (@muhm_rs) e o Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre (chcsantacasa), instituições onde atuam as proponentes do presente dossiê.Com a intenção de criar um espaço de discussão e divulgação do tema acervo, HR convida à pesquisadores das diversas áreas do conhecimento a proporem seus textos e compartilharem suas experiências.Editoras do Dossiê: Lorena Gill (NDH), Ângela Pomatti (MUHM) e Véra Barroso (CHC - Santa Casa).Prazo de envio dos textos: até 21 de setembro de 2025. Saiba mais sobre Volume 31, n. 1 (jan. 2026) de HR propõe uma discussão sobre Acervos: Históricos, Documentais, Fotográficos, Artísticos, Digitais, Museais.

Edição Atual

v. 30 n. 1 (2025): História dos Animais: Fontes, Temas e Problemas
Não é de hoje que estudos historiográficos contemplam os animais não humanos em suas análises. Por diferentes motivos, e com diferentes graus de importância, o papel da fauna para as sociedades humanas foi alvo da análise de muitos historiadores, já considerados clássicos. Tais empreitadas, no entanto, atribuíam um lugar, se não marginal, ao menos subordinado a outras problemáticas consideradas como fundamentais, como a econômica, a bélica ou a política. Só mais recentemente, especialmente a partir da década de 80 do século XX, historiadores e outros estudiosos das Ciências Humanas passaram a colocar no centro de suas reflexões a historicidade do convívio entre os humanos e a fauna, traçando os primeiros contornos de um campo de estudos específico. A emergência dessa “história dos animais” não esteve dissociada de discussões advindas do crescente ativismo, que passou então a estender as bases do discurso ecológico e ambientalista para meios mais amplos da sociedade, abrangendo também as universidades. Apesar de não serem inexistentes, no Brasil, as discussões a esse respeito estão muito aquém de suas potencialidades, sobretudo ao considerarmos esse um país que conserva entre suas fronteiras uma das maiores biodiversidades do mundo. O dossiê aqui proposto tem o objetivo de contribuir para o avanço desses debates por aqui, reunindo estudos que, por meio de diferentes fontes, temas e problemas, apresentem as diversas possibilidades e facetas da História dos animais, sendo aceitas contribuições que tratam de temporalidades e espaços diversos.
Publicado: 2025-01-23
Ver Todas as Edições