O DIA EM QUE A EX-ESCRAVA BIBIANA MATOU DONA CASTORINA DA SILVA DUTRA A MARTELADAS, GOLPES DE CANIVETE E ARREMESSANDO-A NO FOGO.
Resumo
Neste artigo pretende-se estudar algumas características dos anosfinais da escravidão em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, tomando comofio condutor a narrativa do assassinato de uma ex-senhora por sua ex-escrava. Aviolência e as tensões explicitadas pelo caso evidenciam algumas das principaiscontradições dos contratos de prestação de serviços, bem como as dificuldadesde uma mentalidade senhorial para adaptar-se à condição de liberdade de seusantigos cativos.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.