A REVOLUÇÃO FEDERALISTA NA PERSPECTIVA DE UM MÉDICO POSITIVISTA: CARTAS DO DR. BAGUEIRA LEAL A MIGUEL LEMOS E A TEIXEIRA MENDES
Resumo
O médico-militar Joaquim Bagueira Leal permaneceu noRio Grande do Sul por quatro anos, entre 1893 e 1897,acompanhando os contingentes do Exército transferidos para o suldo Brasil em função da Revolução Federalista. Na ocasião, BagueiraLeal viveu em Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e em Pelotas,além de passar vários meses percorrendo a campanha gaúcha emcompanhia das forças comandadas pelo coronel Sampaio. Noperíodo em questão, Bagueira Leal escreveu diversas cartas paraMiguel Lemos e para Teixeira Mendes, diretores da Igreja Positivistado Brasil (sediada no Rio de Janeiro), da qual era membro. Atravésdestas cartas é possível perceber a maneira peculiar como ospositivistas ortodoxos brasileiros – adeptos da Religião daHumanidade, fundada por Auguste Comte – analisaram a guerra civilque opôs os antigos liberais (aliados de Silveira Martins) e osrepublicanos dissidentes às forças fiéis a Júlio de Castilhos e aoPartido Republicano Rio-Grandense.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.