HISTÓRIA E LITERATURA: QUESTÕES INTERDISCIPLINARES
Resumo
Narrativas ficcionais muitas vezes se apropriam do discurso histórico e trazem a tonaquestionamentos muito pertinentes à historiografia. Este artigo busca compreender as relaçõesexistentes entre história e literatura, principalmente diante da fusão entre o fato e a ficção em meio àtrama de um romance histórico. Parte-se do pressuposto que o conhecimento gerado através dainterdisciplinaridade entre história e literatura proporciona uma reflexão ampla, fora dos limitesdisciplinadores gerados pelo cientificismo. Estes limites são reproduzidos na escola e ajudam aperpetuar uma forma ultrapassada de pensar a história. Neste artigo serão abordadas questões teóricase conceituais que permeiam a historiografia e o ensino de história, como as diferenciações entre fato eficção, ciência e arte, verdade e invenção, a partir de exemplos de escritores como Gabriel GarciaMárquez e Érico Veríssimo.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.