A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL – O CASO DA COMUNIDADE POMERANA DE PELOTAS
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender as circunstâncias que permearam a colonização européia nãoportuguesa, particularmente a imigração alemã e pomerana, no Estado do Rio Grande do Sul e município de Pelotas. Para tal, procedeu-se a reconstituição dos aspectos históricos que definiram as bases da ocupação da terra e do desenvolvimento da agropecuária colonial, baseado na produção familiar.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.