IMPRENSA E POLÍTICA: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA *
Resumo
Após a vitória sobre uma série de preconceitos que a desqualificavam por seu grau de engajamento, a imprensa ganhou espaço e consolidou definitivamente seu status de fonte histórica. Nas pesquisas vinculadas à história política, o jornalismo avulta em importância, uma vez que ao contrário da maioria dos documentos oficiais, em geral lacônicos quanto às disputas políticas, nos jornais, o debate político-partidário encontra o seu meio natural de sobrevivência. Este trabalho pretende abordar um microcosmo deste universo de relações entre a imprensa e a política. Num primeiro momento são destacados, de modo introdutório, alguns dos pressupostos teóricos que compõem o jogo de inter-relações entre o jornalismo e a vida política, posteriormente, na forma de um estudo de caso, se realiza uma incursão a um exemplo prático daquelas inter-relações, utilizando-se de algumas das construções entabuladas pela imprensa diária da cidade do Rio Grande.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.