A PALAVRA COMO ARMA: UMA POLÊMICA NA IMPRENSA OPERÁRIA PORTO-ALEGRENSE EM 1907*
Resumo
O artigo analisa uma polêmica ocorrida em 1907 entre representantes das duas principaiscorrentes que disputavam a liderança do movimento operário porto-alegrense: os socialistas, lideradospor Francisco Xavier da Costa, e os anarquistas, encabeçados por Stefan Michalski e José Rey Gil.Busca-se examinar os argumentos utilizados por cada lado para construir-se como o "pólo positivo" dadisputa e para desqualificar os opositores.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.