A Formação da Burocracia nos Sindicatos
Resumo
O presente artigo constitui uma reflexão teórica acerca das determinações sociais do processo conhecido vulgarmente como “burocratização” dos dirigentes sindicais. Aborda o conceito de burocracia, conforme o definiu Max Weber, faz-lhe a crítica e a seguir propõe a utilização, em seqüência, do conceito de “reificação” da ação social - proposto por Marx e desenvolvido por Georg Lukács em “História e Consciência de Classe” - a fim de constuir uma hipótese coerentemente ariticulada em torno do problema. A construção teórica, aqui, não exime, tampouco, de perscrutar - experimentalmente - algumas evidências empíricas que podem ser observadas em relação ao objeto.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.