A ICONOGRAFIA DOS VASOS GREGOS ANTIGOS COMO FONTE HISTÓRICA
Resumo
O artigo discorre sobre o valor historiográfico da iconografia registrada sobre os vasos gregos dos séculos VI, V e IV a.C., época em que Atenas experiência uma profusão das imagens, como reflexo da cultura políade. Na perspectiva de uma história social e uma história da cultura, adquire importância estabelecer as relações de semelhança, equivalência e dissimilitude entre a fonte imagética e a escrita. Propor-nos-emos explicar como o documento escrito assume um caráter predominantemente elitista, ao passo que o iconográfico se reveste de uma feição popular, permitindo desvelar perspectivas mentais silenciadas, obliteradas pela tradição literária. Trataremos também dos fatores condicionantes da escolha do tema representado; levando-os em consideração, confere-se ao estudo iconográfico uma dimensão sociológica. Introduziremos as correntes teóricas predominantes: a iconografia descritiva positivista e a histórica interpretativa. Apontaremos a particularidade do humanismo que anima os pintores de vasos; um humanismo mais do mundo privado que do público (diferentemente daquele dasfontes escritas).Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.