“Clienteltchiks” os judeus da prestação em Pelotas (RS) 1920-1945
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas conclusões da dissertação intitulada“ Clienteltchiks” Os Judeus da Prestação em Pelotas (RS) 1920-1945, realizada entre março de 1996 a agosto de 1998, período em que cursei o Mestrado em História do Brasil, junto a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Apesar de existirem inúmeros trabalhos que levam em consideração a contribuição dos imigrantes à cultura brasileira, em se tratando de Pelotas não havia, até o momento, estudos mais sistemáticos sobre grupos considerados minoritários, como os judeus. E ainda que tenha havido “uma verdadeira simbiose de elementos culturais estrangeiros e brasileiros, certas características das culturas de origem dos descendentes de imigrantes são mantidas apenas ao nível de cada grupo, sendo usadas como marcas de diferenciação étnica”.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








