3º Congresso Operário Brasileiro – Relato de Santos Barboza
Resumo
Cumprindo a tarefa de procurar trazer documentos históricos, História em Revista publica a versão de Santos Barboza sobre o 3º Congresso Operário Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro em 1920. Esse relato foi escrito e publicado originalmente no jornal diário O Rebate de Pelotas, dos dias 6, 7, 11, 12, 15, 18, 19, 20, 21, 22, 24, 25, 26, 27 e 28 de maio de 1920 e dos dias 1, 2, 3, 4, 5, 8 e 9 de junho de 1920. Este relato, confrontado com outras fontes sobre o 3º Congresso, como a descrição de Edgar Rodrigues em Nacionalismo e Cultura Social, p. 307 e seguintes e o 1º Boletim do 3º COB apresenta razoável semelhança, apesar de algumas lacunas. Por outro lado, apresenta relatório circunstanciado da Federação Operária do Rio Grande do Sul e suas organizações federadas, não encontrada em outra fonte. Por esses motivos, achamos importante sua divulgação, como contribuição ao conhecimento histórico sobre este conclave. O texto foi transcrito tal como se apresenta no jornal, apenas com as necessárias atualizações ortográficas e seguindo a mesma numeração colocada por este, embora advirta - se que, em alguns momentos ocorrem lapsos na numeração, mas que não correspondem a números não encontrados do jornal e sim falha do próprio jornal ou do autor. Por outro lado, pela leitura do texto, parece faltar alguns trechos especialmente, sobre as representações do Nordeste. Essas reportagens de Santos Barboza sempre eram precedidas no jornal pela seguinte chamada: “O Rebate no Grande Certa me Proletário – Notas e Informações. Após, vinha o número da reportagem e o intróito: “ prosseguem os trabalhos”. Visando apenas não retirar a continuidade do texto, abreviou-se esse cabeçalho apenas para o número da reportagem e o intróito.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








