VOANDO COM O LEÃO ALADO DE SÃO MARCOS: A INVENÇÃO DO TALIAN NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o processo de construção da identidade ítalo-sul-rio-grandense. Nos primeiros anos da colonização, temos duas identidades que se constroem em oposição: a católica e a italiana, ambas ligadas a um grupo étnico, mas que têm posicionamentos políticos diversos. Hoje, assistimos ao renascimento do sentimento regionalista italiano, simultaneamente à criação do talian, o descendente de italianos do sul do Brasil.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.