A INVASÃO DA ABISSÍNIA E O JORNAL A ALVORADA
Resumo
A invasão da Etiópia pelas tropas italianas de Mussolini, em 1935, gerou uma onda deprotestos por parte das comunidades negras do mundo todo. O país era, na época, a última naçãoafricana livre, fato que acabou por torná-lo símbolo de resistência, autodeterminação eancestralidade para negros do continente americano e da própria África. No sul do Brasil, em meioa esses protestos, destacou-se o grupo de intelectuais negros responsáveis pela produção do jornalA Alvorada, publicado em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Este artigo tem como objetivo analisar ediscutir as opiniões dos principais colaboradores do jornal a respeito do tema, assim comoentender e avaliar o significado da Etiópia (ou Abissínia) no processo de constituição de umaidentidade étnica em comunidades negras locais.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.