ESTÚDIO FOTO KLOS: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
Resumo
O presente texto discorre sobre as possibilidades de pesquisa através do acervo particular do estúdio Foto Klos, localizado em Panambi, região Noroeste do Rio Grande do Sul, fundado no início século XX. O estúdio iniciou suas atividades em 1913, como um empreendimento familiar, e mantém-se até os dias atuais, com o trabalho da terceira geração de fotógrafos. Os 98 anos de atividades fotográficas contribuíram para a formação do acervo particular constituído de objetos (câmeras, equipamentos de estúdio e laboratório analógico), documentos, manuais e uma vasta coleção imagética (negativos de diversos tamanhos e formatos, poses, retratos, famílias, associações, clubes, eventos, empresas, paisagens...). Por tais razões, esse acervo possibilita aprofundar e ampliar os estudos em torno da cultura visual, pois reflete as mudanças econômicas, sociais, históricas e culturais da sociedade, bem como permite delinear as alterações tecnológicas da cultura fotográfica.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.