O PAPEL DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL NA VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE UMA FOTOGRAFIA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre uma fotografia que faz parte do acervo fotográfico do Museu Etnográfico da Colônia Maciel (MECOM). Trata-se da fotografia de um casal de idosos, cuja cópia foi doada ao Museu por duas famílias diferentes, sendo que cada família fez uma identificação distinta dos personagens nela representados. Pretende-se analisar a relevância desta fotografia, na medida em que é reivindicada por diferentes atores sociais. Tal reivindicação pode estar relacionada ao momento em que há a valorização da memória da etnia italiana através da criação do MECOM, considerado o local como o mais representativo da etnia, na região da Serra dos Tapes.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.