OLHAR A HISTÓRIA: A IMAGEM DE UM BEIJO, 1945
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar a imagem e suas representações simbólicas da fotografia intitulada “O Beijo” do realizado pelo fotógrafo Victor Jorgesen, em 14 de agosto de 1945 em New York. Pergunta-se como esse fragmento visual de um acontecimento logra evidenciar a competência testemunhal da fotografia, corroborando o enunciado de “olho da história”. Deseja-se pensar porque essa imagem pode fazer recordar o que não foi vivido pela maioria, configurando-se como um documento e como um dispositivo da memória. Olhar a história por meio da imagem de um beijo, tradução de uma comunhão, íntima, porém pública, e ousada.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.