A MEMÓRIA CÍVICA DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MARCÍLIO DIAS ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS DAS DÉCADAS DE 30 E 40 DO SÉCULO XX
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar fotografias cívicas pertencentes ao Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, a escola mais antiga da cidade de Torres, visto que, através do estudo das mesmas, é possível perceber as manifestações de patriotismo no período que compreende as décadas de 30 e 40 do século XX, com o intuito de consolidar a identidade nacional e seus desdobramentos e, também, entender os aspectos mais marcantes advindos dessas construções. Para tanto, foi necessário pontuar alguns objetivos, dentre os quais se destaca: identificar os usos e as funções das fotografias para as instituições escolares. Assim sendo, o estudo proposto busca revelar como é rica a memória dessa instituição escolar, bem como suas implicações socioculturais na cidade de Torres.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.