DESAFIOS E AMBIGUIDADES DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NAS PRÁTICAS CONCEITUAIS
Resumo
A arte conceitual confere à linguagem verbal um novo espaço no campo da arte, mas palavras não são o único meio através do qual artistas como Victor Burgin ou Joseph Kosuth apresentaram suas ideias. Suas críticas, provocações, investigações e constatações passavam muitas vezes pela linguagem fotográfica. A seguir, procuro destacar a importância que a fotografia assume a partir da arte conceitual, justamente no momento em que se afasta dos cânones da fotografia artística tradicional. Partindo dos argumentos de Nancy Foote, Tony Godfrey e Annateresa Fabris, procuro desfazer a ideia de que a fotografia se restringe a um papel meramente instrumental na produção do período, destacando o modo como ela se torna, ao mesmo tempo, ferramenta e objeto de investigação.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.