ENTRE A CRUZ E A ESPADA: A BATALHA SIMBÓLICA PELA PRODUÇÃO DA IMAGEM E DOS LUGARES DE MEMÓRIA DOS MUCKER
Resumo
O artigo discute o processo de construção e de manipulação de imagens sobre o conflito Mucker (1868-1874), que ocorreu na Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo (RS). Em nosso estudo destacamos as imagens produzidas sobre a líder dos Mucker, Jacobina e seu combatente, o Coronel Genuíno, especialmente por ambos representarem lados opostos do conflito. A partir desse entendimento é que discutimos como se deu a produção e difusão de determinadas imagens sobre eles e como essas se relacionavam com os diferentes interesses de cada contexto.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.