REVESTINDO IMAGENS : INDUMENTÁRIA E IDENTIDADE GAUCHA NO SÉCULO XIX
Resumo
Assim como outras formas de cultura visual a indumentária se mostrou uma via fundamental de representação de identidades no século XIX. O caso do Rio Grande do Sul é especialmente interessante no que diz respeito as representações políticas, que podem ser percebidas, apesar das poucas evidências gráficas, nos documentos historiográficos e literários. As imagens, portanto, tornam-se alvo de análise nesta proposta que visa identificar o tipo social platino como um todo, vinculando-o a suas representações políticas e culturais através das roupas que vestia.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.