O FANTASMAGÓRICO NO ESPELHO: FERROVIA E FOTOGRAFIA NA TRAMA DA MODERNIDADE, RELAÇÕES HISTÓRICAS E POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS
Resumo
Este trabalho tem por objeto a relação entre ferrovia e fotografia, tanto no seu caráter histórico, quanto historiográfico. Pretende-se, assim, discorrer algumas das possíveis ligações entre ferrovia e fotografia e seus usos e funções na afirmação da “promessa de modernidade” surgida no século XIX, buscando entender como esta contribuiu para uma mudança na “forma de ver” e na visibilidade dos espaços. Intentar-se-á, ainda, a construção de um aparato metodológico-analítico para a leitura e interpretação de fotografias da ferrovia, verificando sua aplicabilidade em duas imagens da Estação Férrea de Pelotas.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.