PARAÍSO TROPICAL: NATUREZA E IDENTIDADE BRASILEIRA NAS FOTORREPORTAGENS DA REVISTA O CRUZEIRO
Resumo
O trabalho constitui-se na análise de fotorreportagens veiculadas na revista O Cruzeiro na década de 1950, como construtoras e difusoras de uma determinada identidade nacional no período. Esta pautou-se pelas idéias desenvolvimentistas do período e pelo ideal civilizador difundido na revista, que procurou promover a integração do território brasileiro em conformidade com a lógica capitalista de ocupação e exploração. Ao mesmo tempo tratava de classificar as paisagens brasileiras a partir de características identitárias regionais, buscando, assim, impor aos seus leitores uma imagem unitária do país.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.