A DIALÉTICA DA REPRESENTATIVIDADE: UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA DAS RINHA DE GALOS ATRAVÉS DA ICONOGRAFIA
Resumo
Este trabalho tem como sua principal finalidade à abordagem de um tema muito delicado e pouco compreendido pela maioria das pessoas; trata-se das rinhas de galos, ou brigas de galos, uma das práticas culturais mais antigas e ainda existente e ativa em grande parte do mundo contemporâneo. Não obstante, o que aqui se pretende é uma abordagem relativizadora, sem entrar no mérito da sua legalidade ou não. Mas sim, observar, através do uso da imagem, como ela foi percebida em algumas diferentes épocas e culturas, e assim, observar, na medida do possível, que tipo de representações essa prática pode oferecer no âmbito do estudo historiográfico.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.