FOTOGRAFIAS: VISUALIDADES E LEGITIMAÇÃO FOTOGRAFIAS DO CLERO CATÓLICO NA TRANSIÇÃO POLÍTICA DE 1930
Resumo
Este estudo tem por finalidade abordar aspectos da participação de setores da Igreja Católica Romana na “Revolução de 1930”, um dos mais significativos eventos da história brasileira; e sua íntima relação com os poderes políticos; aquele instituído e o outro, que tomou espaço em 1930, utilizando suporte fotográfico como mais uma das fontes possíveis. O uso da fonte imagética fotográfica vem acrescentar ao que já foi pesquisado, novos ângulos, leituras e perspectivas e/ou também corroborar evidências históricas já constatadas. Para tal proposta, utiliza-se, autores que propoem o uso da fotografia como mais uma ferramenta possível na construção dos objetos históricos, como Erwin Panofsky, Peter Burke, Boris Kossoy, Phillipe Dubois, Joan Fontcuberta, Vilém Flusser, entre outrosAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.