O fotógrafo, o olhar e a história
Resumo
Neste artigo discute-se a importância do olhar do fotógrafo para uma perspectiva de abordagem da sociedade. A produção de imagens pode revelar uma tentativa de construção de todo um campo visual, proporcionando o entendimento de diferentes dimensões de vivência dos atores sociais. A prática da fotografia contribui para pensar na própria cultura fotográfica e seu processo de expansão na sociedade brasileira. Entende-se a atuação dos fotógrafos nesta dimensão da cultura. Os fotógrafos estão presentes em praticamente todos os lugares, isso contribui decisivamente para uma abordagem social através da imagem. As fotografias aparecem como uma possibilidade de adentrar no cotidiano dos retratados, pois são fragmentos e, ao mesmo tempo, testemunhas de que algo aconteceu em uma determinada sociedade, portanto, podem ser utilizadas como indícios para a construção do conhecimento.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.