ALEXANDRE CASSIANO DO NASCIMENTO (1859-1912): A TRAJETÓRIA DO PELOTENSE NA POLÍTICA NACIONAL
Resumo
Alexandre Cassiano do Nascimento nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no ano de 1859. Durante a década de 1880, formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo. Desde então, passou a ter contato com a política nacional e regional, auxiliando na fundação e organização do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR) na cidade de Pelotas e região. Após a Proclamação da República, Cassiano é eleito deputado da Assembléia Constituinte de 1891 pelo PRR e passa a manter cada vez mais contato com a política nacional, sendo eleito Deputado Federal por sucessivas legislaturas. Além disso, durante o governo de Floriano Peixoto, entre os anos de 1891 e 1894, desempenhou o cargo de Ministro de Estado à frente da Pasta de Relações Exteriores, posteriormente cumulando-a com as Pastas da Fazenda e do Interior e Justiça. No ano de 1910, assume pela primeira vez uma cadeira no Senado Federal, onde permanece até o seu falecimento, em 1912. O trabalho visa, justamente, analisar sua vida privada e sua vida pública, privilegiando sua atuação política nos cargos que ocupou e sua contribuição para a consolidação do regime republicano no país.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.